sábado, 9 de janeiro de 2016

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 12

Etapa 11: Enna Pergusa - 6 de setembro


A pista de Enna Pergusa. Desde 2005, a primeira parte da Proserpina é mais fechada.


Uma semana depois de uma etapa bem equilibrada na Bélgica, a Fórmula 3000 foi para a Itália. Para ser mais exato, foram para a região da Sicília, na cidade de Enna. Era lá que aconteceria a penúltima etapa da temporada 1998 da categoria.

Faltando duas corridas para o fim da temporada, Juan Pablo Montoya estava agora apenas um ponto atrás do líder do campeonato, o alemão Nick Heidfeld. O alemão tinha 52 pontos. O colombiano tinha 51.

A Fórmula 3000 chegou à Enna Pergusa com uma mudança:

- Cyrille Sauvage: A etapa de Spa-Francorchamps foi a última de Cyrille Sauvage na Fórmula 3000 Internacional em 1998. Sauvage ainda pilotou na categoria em 1999 (apareceu em 5 etapas, correu em 3, sem marcar pontos em nenhuma das corridas). O francês, que pilotava na categoria desde 1996, chegou a pilotar em outras categorias, como a Porsche Supercup, por exemplo. Sauvage se aposentou em 2006, aos 36 anos.

- James Taylor: O inglês (nascido na Ilha de Malta) de 42 anos era um "gentleman driver" (uma variação do termo "pay driver", quando um piloto leva o próprio patrocínio (ou paitrocínio) para a equipe, geralmente, uma equipe pequena, embora o termo hoje não é muito usado, pois basicamente todo piloto (com exceção de alguns) leva o próprio patrocínio para a equipe). Taylor, que estava confirmado para correr em 1998 pela Salisbury Engineering (ao lado de Dino Morelli), perdeu a vaga com o fim da equipe, mas, ele achou uma outra equipe, a GP Racing, pegando o lugar de Cyrille Sauvage. Taylor, supostamente, teria sido descrito por Tarso Marques (companheiro de equipe de Taylor na Vortex em 1994) como "O pior piloto com quem já corri", afirmando que Taylor "freava bruscamente antes da entrada da Eau Rouge".

James Taylor voltou a Fórmula 3000 Internacional. Dessa vez, o inglês substituiu Cyrille Sauvage.



Treino de classificação

A pole position foi de Juan Pablo Montoya. Só que não! Pela terceira vez, Montoya perdeu a pole após um incidente no treino. Assim como na Áustria, o colombiano não diminuiu a velocidade em bandeira amarela. Com a punição, Montoya perdeu a volta mais rápida e largou da terceira posição.

A pole position acabou ficando com o alemão Nick Heidfeld, da West Competition. O segundo foi o dinamarquês Jason Watt, da Den Bla Avis. Como já mencionado, Montoya largou em terceiro. O quarto foi Soheil Ayari, francês da Durango. O quinto era o italiano Thomas Biagi, da Prema. O sexto foi o galês Gareth Rees, da Den Bla Avis. O sétimo foi Gonzalo Rodríguez, uruguaio da Astromega. O oitavo foi Max Wilson, brasileiro da Edenbridge. O nono foi o outro piloto da Edenbridge, o sul-africano Werner Lupberger. O décimo foi o inglês Jamie Davies, da DAMS. O brasileiro Bruno Junqueira, da Draco, largou em 13º. O outro brasileiro, Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, largou em 23º. Todos os 33 pilotos correriam. O último foi o inglês James Taylor, da GP Racing.

A corrida

Nick Heidfeld fez uma ótima largada e manteve a primeira posição. Atrás dele estava Juan Pablo Montoya. O colombiano da Super Nova tinha ultrapassado Jason Watt antes da 1ª curva, a primeira perna da Variante Vivaio. Lá atrás, o francês Boris Derichebourg, da Super Nova, se envolvia em um acidente com o austríaco Oliver Tichy, da Coloni. Tichy teve de ir aos boxes sem o spoiler dianteiro.

Boris Derichebourg (foto de 1996) teve uma corrida bem acidentada. Primeiro, um acidente com Oliver Tichy. Depois, se envolveu em uma colisão com Christian Horner. Mas isso não o impediu de terminar a corrida (11º).


Ainda na primeira volta, o alemão Dominik Schwager, da Oreca, bateu na Chicane Zagaria, abandonando ali mesmo.

Na 2ª volta, o italiano Giovanni Montanari, da Draco, perdeu o controle do carro na Chicane Schumacher. Montanari levou Marcelo Battistuzzi junto para fora da pista. O italiano e o brasileiro abandonaram. Enquanto os fiscais tiravam o carro de Montanari, o italiano Oliver Martini, da Auto Sport, rodou sozinho no Curvone. Ele seguiu na corrida.

Enquanto brigava pela liderança com Heidfeld, Montoya, levando o carro ao limite e além, rodou sozinho no curvão depois da Variante Piscine. Montoya seguiu na corrida, perdendo a segunda posição para Soheil Ayari, embora o colombiano a tenha recuperado facilmente.

Só que Heidfeld, duas voltas depois, fez a mesma coisa que Montoya, e no mesmo lugar. O alemão perdeu a liderança para Montoya e voltou literalmente na frente de Soheil Ayari. Tem sorte ou não tem o menino Montoya?

Na 17ª volta, Hidetoshi Mitsusada, japonês da Nordic, bateu no que parecia ser na chicane Proserpina. Ele abandonou, assim como o tcheco Tomaš Enge, da Auto Sport, que na 19ª volta, bateu sozinho em uma curva.

Enquanto Montoya e Heidfeld brigavam pela liderança, Jason Watt, na 21ª volta, bateu na chicane Zagaria, ao tentar dar uma volta no escocês Mark Shaw, da Redman and Bright. Shaw acertou Watt, que deu uma bela pancada no muro. Watt, gesticulando para frente, para os lados e para trás, abandonou. Shaw seguiu na corrida.

Jason Watt (foto de 1997) fazia uma boa corrida, até um acidente com o retardatário Mark Shaw.


Não muito tempo depois, Montoya e Heidfeld se envolveram em uma colisão. Disputando a primeira posição feito loucos, Heidfeld tentou passar Montoya, que não facilitou. Os dois se colidiram. Lado a lado, pneu com pneu. Heidfeld acabou rodando na chicane Zagaria. Embora tenha voltado ainda na segunda posição, o alemão perdeu tempo demais.

Na 38ª volta, Gonzalo Rodríguez, uruguaio da Astromega, abandonou a corrida após um problema na bomba de combustível. Ele era o 4º colocado. Esse abandono pôs o sul-africano Werner Lupberger, da Edenbridge, na zona dos pontos, pela primeira vez na temporada.

Werner Lupberger garantiu seu primeiro ponto na temporada.


Lá na frente, só restou a Juan Pablo Montoya cruzar a linha de chegada e vencer a corrida. Apesar de chegar em um ótimo segundo lugar, Nick Heidfeld sabia que podia fazer melhor, se não fosse seus erros, e tinha com o que se preocupar, até porque não só Montoya é um oponente complicado, como Montoya dependeria de si próprio na próxima (e última) corrida da temporada, em Nürburgring, já que o colombiano havia recuperado a liderança do campeonato com a vitória em Enna Pergusa.

Após 41 voltas:

Os 6 primeiros:

1- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - 1:04:29.540
2- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - +5.450
3- Soheil Ayari - Durango - França - +10.357
4- Gareth Rees - Den Bla Avis - Reino Unido - +11.646
5- Oliver Martini - Auto Sport Racing - Itália - +12.186
6- Werner Lupberger - Edenbridge - África do Sul - +22.629

Os brasileiros? Bruno Junqueira, da Draco, foi o único a completar a corrida. O mineiro foi o 18º, após uma batalha com Giorgio Vinella, italiano da Coloni, que foi o 15º. Junqueira tinha saído da pista na última volta e tinha perdido duas posições. Mark Shaw (16º) e Christian Horner (17º), que se beneficiaram com isso. Max Wilson, da Edenbridge, bateu sozinho na 10ª volta. Como já mencionado, Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, abandonou após um acidente com Giovanni Montanari, da Draco, na 2ª volta.

Classificação após 11 corridas:

Montoya e Heidfeld. A disputa pelo título estava entre os dois. Uma vitória e Montoya ficaria com o título sem depender de outros resultados. Um segundo lugar do colombiano e uma vitória de Heidfeld dariam o título ao alemão.


Faltando uma corrida para o final da temporada, a disputa estava entre Juan Pablo Montoya e Nick Heidfeld. Montoya voltou para a liderança, três pontos à frente.

1- Juan Pablo Montoya 61 pontos
2- Nick Heidfeld 58 pontos
3- Jason Watt 24 pontos
4- Gonzalo Rodríguez 23 pontos
5- Soheil Ayari 20 pontos
6- Stéphane Sarrazin 19 pontos
7- Kurt Mollekens 16 pontos
8- Gareth Rees 10 pontos
9- Max Wilson 9 pontos
10- Jamie Davies 8 pontos
11- Nicolas Minassian 5 pontos
12- Boris Derichebourg 5 pontos
13- André Couto 5 pontos
14- Thomas Biagi 3 pontos
15- Kevin McGarrity 3 pontos
16- Dominik Schwager 3 pontos
17- Bruno Junqueira 3 pontos
18- Oliver Martini 3 pontos
19- Alex Müller 2 pontos
20- Cyrille Sauvage 2 pontos
21- Gastón Mazzacane 2 pontos
22- Marcelo Battistuzzi 1 ponto
23- Werner Lupberger 1 ponto

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