terça-feira, 24 de novembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 4

ETAPA 3: Barcelona - 9 de maio

A terceira etapa foi na Espanha, no circuito da Catalunya, em Montmeló, Barcelona, Espanha. Inaugurado em 1991, o circuito tinha 13 curvas.

A pista de Barcelona naquela época. A curva "La Caixa" era diferente e não existia chicane nenhuma antes da "New Holland".


Antes de falarmos sobre a corrida, mencionemos as mudanças:

- Polo Vilaamil, espanhol da Elide Racing, voltou a categoria depois de não se classificar para a etapa de Oschersleben e não aparecer em Imola.

- O português Rui Águas, que perdeu sua vaga na AutoSport Racing para Dino Morelli na etapa de Imola, pegou a vaga de Thomas Biagi na Coloni.


Treino de classificação


Juan Pablo Montoya conquistou a terceira pole em três corridas. Já estava na hora do colombiano conquistar um ponto, visto que ele teve azar em Oschersleben e se envolveu em um acidente besta em Imola. O colombiano da Super Nova largou na primeira fila. Também na primeira fila, o francês Soheil Ayari, da Durango, que assim como Montoya, estava zerado no campeonato. Será que Montoya e Ayari finalmente iriam marcar pontos?

Nick Heidfeld, alemão da West Competition, largou em terceiro. O quarto foi o alemão Dominik Schwager, da Oreca. O quinto foi o belga Kurt Mollekens, da KTR-Arden. O sexto foi o francês Boris Derichebourg, da Super Nova. O sétimo foi o italiano Giovanni Montanari, da Draco. O oitavo foi o francês da West Competition, Nicolas Minassian. O brasileiro Max Wilson, da Edenbridge, foi o nono. O décimo foi o companheiro de equipe de Max Wilson, o sul-africano Werner Lupberger. O dinamarquês da Den Bla Avis, Jason Watt, um dos líderes do campeonato, largou em 11º. O outro líder do campeonato, o francês Stéphane Sarrazin, da Apomatox, largou em 25º. Os outros brasileiros? Bruno Junqueira, da Draco, largou em 26º. Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, saiu da 30ª posição. Dos 36 carros inscritos, 35 correram. O italiano Fabrizio Gollin, da GS, não obteve um tempo bom o suficiente e ficou de fora. O franco-canadense Bertrand Godin, da Durango, passou por um susto enorme: ele sofreu um forte acidente na saída da última curva. Godin não se feriu e ele correu, largando em 20º.

Jason Watt (o piloto do carro que está na frente) largou apenas na 11ª posição.



A corrida

Antes do início da corrida, Dino Morelli ficou com o carro parado na volta de apresentação. O norte irlandês da Auto Sport, que largaria em 21º, teve de largar dos boxes.

A corrida, que teve 44 voltas, teve Juan Pablo Montoya, pela primeira vez na temporada, mantendo a liderança, com Nick Heidfeld em segundo. Soheil Ayari despertou seu Mark Webber interior e largou tão mal, que foi parar em sétimo. No fim da primeira volta, os sete primeiros eram: Montoya, Heidfeld, Mollekens, Derichebourg, Schwager, Ayari e Wilson.

Lá atrás, o uruguaio Gonzalo Rodríguez, da Astromega, fazia uma corrida de recuperação. Largando da 27ª posição, Gonzalo começava sua escalada para obter um bom resultado, ultrapassando o italiano Paolo Ruberti, da Prema. Porém, foi descoberto que Gonzalo tinha queimado a largada (pela 2ª vez seguida) e teria que cumprir um stop-and-go nos boxes.

Ao tentar uma ultrapassagem muito otimista sobre Montoya na curva "Seat", Heidfeld deu um giro de 360 graus. Heidfeld tinha acertado a traseira do carro de Montoya. Continuou na corrida, mas caiu para 7º.

Um ocorrido bizarro aconteceu por volta do 30º giro: Polo Villaamil, espanhol da Elide, perdeu uma parte da lateral do cockpit, que fica na altura do pescoço do piloto, antes da curva Repsol. Villaamil seguiu em frente, mas que foi esquisito, foi.

Dois acidentes separados ocorreram na curva Renault, na volta 40: Marcelo Battistuzzi, da Apomatox passou reto devido a problemas nos freios. O brasileiro, que estava 2 voltas atrás do líder Montoya, abandonou. Enquanto os fiscais recolhiam o carro do brasileiro, Jonny Kane, da Redman Bright, e Gastón Mazzacane, da Astromega, se estranhavam na mesma curva. Os fiscais tiveram que sair correndo, mas voltaram para recolher os outros carros. O norte irlandês Kane, que havia se envolvido em um outro acidente antes, e o argentino Mazzacane abandonaram.

Boris Derichebourg, francês da Super Nova: uma corrida corretíssima de Boris, que foi recompensado por isso.


Enquanto Nick Heidfeld tentava se recuperar, estando em 6º, seu companheiro de equipe, o francês Nicolas Minassian abandonava a corrida nos boxes. O segundo abandono em três corridas. Enquanto isso, Heidfeld tinha 9 pontos (6 em Oschersleben e 3 em Imola). Só que o dia 9 de maio de 1998 estava muito longe de ser o dia de Nick Heidfeld: um acidente com Max Wilson, o deixou ainda mais para trás. Heidfeld ficou com um pneu furado e caiu para 26º (!). Max Wilson perdeu um pedaço do carro, mas seguiu em frente.

Enquanto isso, Juan Pablo Montoya caminhava de boa para a sua primeira vitória na 3000 em 1998, e seus primeiros pontos também.


Após 44 voltas:

Os 6 primeiros:

1- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - 1:12:50.057
2- Kurt Mollekens - KTR-Arden - Bélgica - +7.760
3- Boris Derichebourg - Super Nova - França - +9.393
4- Dominik Schwager - Oreca - Alemanha - +10.223
5- Soheil Ayari - Durango - França - +10.756
6- Max Wilson - Edenbridge - Brasil - +29.283

Os outros brasileiros? Bruno Junqueira, da Draco, foi o 16º e Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, abandonou na 40ª volta.


Classificação após 3 corridas:

Com Jason Watt (10 pontos) terminando em 7º, Stéphane Sarrazin (10 pontos) sendo o 15º, Nick Heidfeld (9 pontos) sendo o 26º, a liderança do campeonato trocava de mãos:

1- Kurt Mollekens 12 pontos
2- Jason Watt 10 pontos
3- Stéphane Sarrazin 10 pontos
4- Juan Pablo Montoya 10 pontos
5- Nick Heidfeld 9 pontos
6- Boris Derichebourg 5 pontos
7- Jamie Davies 4 pontos
8- Gonzalo Rodríguez 4 pontos
9- Thomas Biagi 3 pontos
10- Dominik Schwager 3 pontos
11- Cyrille Sauvage 2 pontos
12- André Couto 2 pontos
13- Soheil Ayari 2 pontos
14- Gastón Mazzacane 1 ponto
15- Max Wilson 1 ponto

A próxima etapa foi em Silverstone. Como foi? Isso você só vai descobrir na próxima parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário