terça-feira, 29 de dezembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 11

Etapa 10: Spa-Francorchamps - 29 de agosto


A diferença para o circuito atual está na Bus Stop, que era realmente uma Bus Stop, e não o troço que é hoje



Duas semanas após uma etapa repleta de saídas de pista e muitas disputas, a Fórmula 3000 Internacional saiu da Hungria e foi para a Bélgica, afinal, a décima e antepenúltima etapa da temporada 1998 aconteceria no maravilhoso Circuit de Spa-Francorchamps.

Como já mencionei, faltavam três corridas para o fim da temporada. O líder do campeonato era Nick Heidfeld. Após a vitória em Hungaroring, Heidfeld assumiu a liderança do campeonato (49 pontos). Juan Pablo Montoya, que terminou em terceiro, agora se encontrava atrás na classificação (45 pontos).

Como é de praxe, a categoria recebeu novatos e se despediu de alguns pilotos:

- Kevin McGarrity: A etapa de Hungaroring foi a última do norte irlandês na F3000 em 1998. Kevin voltou a categoria em 1999 e 2000, ambas as vezes pela Nordic Racing, equipe onde competiu nas etapas de A1Ring, Hockenheim e Hungaroring na temporada 1998. Seu melhor resultado foi um 2º lugar em Imola 1999. Se despediu do automobilismo em 2006, aos 33 anos, após competir de vez em quando na Le Mans Series. Para o resto da temporada 1998, McGarrity foi substituído por...

-... Hidetoshi Mitsusada: Vindo da Formula Nippon (atual Super Formula), Hidetoshi fez um bom campeonato em 1997, terminando em 4º lugar na classificação, com 3 terceiros lugares. O japonês de 27 anos faria sua estreia na F3000 Internacional.

Hidetoshi Mitsusada fez sua estreia na Fórmula 3000 Internacional em Spa Francorchamps


- Kurt Mollekens: Após perder a etapa de Hungaroring, Kurt Mollekens estava de volta disposto a conseguir um bom resultado na corrida de seu país.

- David Cook: A etapa de Hungaroring também foi a última para David Cook. O inglês da Redman and Bright, que competiu em A1Ring (abandonou), Hockenheim (não se qualificou para a corrida) e Hungaroring (nem correu devido a problemas mecânicos) se despediu da categoria... E do automobilismo, porque David Cook se aposentou do automobilismo no início de 1999, aos 23 anos. A família dele é ligada ao automobilismo: o pai, Derek, competiu em categorias pequenas. A irmã, Paula, pilotava até um tempo atrás. O filho, Jake, compete nas categorias de base na Inglaterra e é empresariado por Paula.


Treino de classificação

O treino de classificação teve seus momentos: Juan Pablo Montoya rodou sozinho na saída da Rivage, sem bater. Enquanto Gastón Mazzacane e Cyrille Sauvage batiam na Bus Stop em momentos distintos do treino, Oliver Martini foi um pouco mais além: rodou sozinho e ficou do lado errado. Ao tentar voltar para o lado certo da pista, o carro derrapou demais e Martini quase atropelou alguns fiscais, acertando a asa traseira em uma parede e quebrando-a.

Christian Horner não conseguiu se qualificar para uma corrida da temporada 1998 pela segunda vez (a primeira foi em Pau)


Kurt Mollekens estava disposto a conseguir uma boa posição, mas uma quebra de motor impediu que ele marcasse tempo. Com isso, Mollekens, o piloto da casa, não se qualificou para disputar a corrida, já que dos 33 carros que apareceram, 28 largariam. Além dele, Giorgio Vinella, Christian Horner, Fabrizio Gollin e Gastón Mazzacane também foram os azarados da vez.

A pole position foi do colombiano Juan Pablo Montoya, da Super Nova. O segundo foi o alemão Nick Heidfeld, da West Competition. O terceiro foi o francês Soheil Ayari, da Durango. O quarto foi Alex Müller, alemão da Oreca. O tcheco Tomaš Enge, da Auto Sport, largou em quinto. O sexto foi o uruguaio Gonzalo Rodríguez, da Astromega. O sétimo foi o francês Stéphane Sarrazin, da Apomatox. O oitavo foi o italiano Thomas Biagi, da Prema. Na nona posição, estava um brasileiro. Junqueira? Wilson? Não e não. Era Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, conseguindo sua melhor posição de largada na Fórmula 3000. O décimo foi o francês Cyrille Sauvage, da GP Racing. Max Wilson, brasileiro da Edenbridge, largou em 19º. O outro brasileiro, Bruno Junqueira, da Draco, largou em 22º. Como já mencionei, 28 dos 33 carros disputariam a corrida. O 28º foi justamente o estreante Hidetoshi Mitsusada, japonês da Nordic.


A corrida

Juan Pablo Montoya largou muito bem, mantendo a liderança. Atrás dele, estava Tomaš Enge, que havia disparado feito um foguete de quinto para segundo. Nick Heidfeld largou muito mal, perdendo a segunda posição para Enge antes da La Source, e perdendo mais duas posições (Ayari e Rodríguez) antes da Les Combes. Na segunda volta, Gonzalo Rodríguez tomou a segunda posição de Enge, que defendia a terceira posição contra Soheil Ayari, que, eventualmente, ultrapassou o piloto tcheco.

Na 7ª volta, Stéphane Sarrazin abandonava com o seu carro em frangalhos, sem a asa dianteira e com um pneu furado, provavelmente tendo sofrido um acidente que não foi flagrado pelas câmeras. Não muito tempo depois, Oliver Martini rodava de novo na Bus Stop. Dessa vez sem quase atropelar ninguém, Martini girou no próprio eixo e voltou normalmente a pista, porém, perdeu a 9ª posição para Marcelo Battistuzzi.

Tomaš Enge começava a perder rendimento, tendo, inclusive, sido ultrapassado por Nick Heidfeld, que agora era o 4º, e estava disposto a recuperar terreno após um início fraco de corrida. Eventualmente, Alex Müller também passou Enge, após este último rodar sozinho na Bus Stop.

Enquanto Alex Müller brigava com Nick Heidfeld pela 4ª posição, lá na frente, Juan Pablo Montoya e Gonzalo Rodríguez brigavam pela liderança, com Soheil Ayari um pouco atrás dos dois.

Marcelo Battistuzzi ultrapassou Tomaš Enge, na Les Combes, e lhe tomou a 6ª posição. Seria o primeiro ponto de Marcelo? Enquanto isso, Jason Watt, dinamarquês da Den Bla Avis, que largou de 20º, fazia sua corrida de recuperação, já estando em 8º.

Tomaš Enge impressionou nas primeiras voltas, chegando, inclusive, a aparecer na 2ª posição. Após uma perda de rendimento, Enge bateu na trave e não pontuou.


Na volta seguinte, também na Les Combes, Juan Pablo Montoya deslizava o carro e deixava uma avenida inteira para Gonzalo Rodríguez passar e tomar a liderança. A partir daí, Gonzalo começou a se isolar.

Na 23ª volta, enquanto Oliver Tichy, austríaco da Coloni, passeava pela caixa de brita na Malmedy, Bruno Junqueira parava o carro no que parecia ser a saída da Pouhon. Problemas mecânicos e fim de corrida para o brasileiro.

Lá na frente, Gonzalo Rodríguez foi tranquilo até a linha de chegada, conseguindo sua primeira vitória na Fórmula 3000 Internacional e se tornando o primeiro piloto do Uruguai a vencer uma corrida na categoria. Trinta e cinco segundos atrás, Marcelo Battistuzzi marcava seu primeiro ponto na categoria, terminando em 6º. Entre eles: Montoya, Ayari, Heidfeld e Müller.


Gonzalo Rodríguez foi, definitivamente, O CARA daquela corrida. A vitória, a primeira dele na categoria, foi merecida.


Após 29 voltas

Os 6 primeiros:

1- Gonzalo Rodríguez - Astromega - Uruguai - 1:03:10.530
2- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - +3.035
3- Soheil Ayari - Durango - França - +4.355
4- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - +13.496
5- Alex Müller - Oreca - Alemanha - +21.231
6- Marcelo Battistuzzi - Apomatox - Brasil - +35.897

Marcelo Battistuzzi (ao lado de Alain Prost, dono da equipe Prost, a qual a Apomatox era afiliada) marcou seu primeiro ponto na Fórmula 3000.


Alex Müller foi outro que marcou seus primeiros pontos na categoria


Os outros brasileiros? Max Wilson, da Edenbridge, foi o 13º. Bruno Junqueira, da Draco, como já foi mencionado, abandonou na 23ª volta com um problema na bomba de combustível.


Classificação após 10 corridas:

Faltando duas corridas para o final (Pergusa e Nürburgring), Nick Heidfeld conseguiu se manter na liderança do campeonato, mesmo fazendo uma corrida fraca. Com Heidfeld e Montoya marcando pontos, só os dois poderiam brigar por título, já que Jason Watt, com o 8º lugar em Spa, não poderia mais brigar pelo título. Não que isso fosse óbvio antes, devido a disputa pela liderança entre Montoya e Heidfeld ser de longa data, não deixando espaço para os adversários.

1- Nick Heidfeld 52 pontos
2- Juan Pablo Montoya 51 pontos
3- Jason Watt 24 pontos
4- Gonzalo Rodríguez 23 pontos
5- Stéphane Sarrazin 19 pontos
6- Soheil Ayari 16 pontos
7- Kurt Mollekens 16 pontos
8- Max Wilson 9 pontos
9- Jamie Davies 8 pontos
10- Gareth Rees 7 pontos
11- Nicolas Minassian 5 pontos
12- Boris Derichebourg 5 pontos
13- André Couto 5 pontos
14- Thomas Biagi 3 pontos
15- Kevin McGarrity 3 pontos
16- Dominik Schwager 3 pontos
17- Bruno Junqueira 3 pontos
18- Alex Müller 2 pontos
19- Cyrille Sauvage 2 pontos
20- Gastón Mazzacane 2 pontos
21- Oliver Martini 1 ponto
22- Marcelo Battistuzzi 1 ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário