quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SUGESTÕES: TOCA World Touring Cars

TOCA World Touring Cars! Lançado no ano 2000 para o PlayStation, este jogo foi o terceiro da série TOCA Touring Cars. Série? Vamos a uma pequena aula de história:

Esta série de jogos começou em 1997-98, com TOCA Touring Car Championship, lançado pela Codemasters (ela mesma), para PlayStation, Windows e GameBoy Color. O jogo era baseado na temporada de 1997 do British Touring Car Championship, o BTCC. O jogo foi muito elogiado na época.

Em 1998-99, TOCA 2 Touring Cars foi lançado pela Codemasters, para PlayStation e Windows. O jogo era bem mais completo. Você não só poderia correr com carros do BTCC, como também a Fórmula Ford e o Ford Fiesta Championship estavam presentes. Correndo em pistas lendárias como Silverstone, Brands Hatch, Thruxton e Donington Park, ou na pequena e traiçoeira Knockhill, dentre outras, TOCA 2 Touring Cars oferecia algo que a série Gran Turismo, que lançou seus dois primeiros jogos praticamente na mesma época que os dois primeiros jogos da série TOCA, só foi oferecer no seu quinto jogo, em 2010: um sistema de danos. Somando-se o fato que a série TOCA era feita de sim games (aqueles jogos de corrida que entram em uma certa escala de simulador ou que são simuladores) e não de jogos arcade, fez com que a série fosse bem recebida. Lógico que era complicado brigar com Gran Turismo, mas a série TOCA fazia seu trabalho direitinho.

A capa de TOCA World Touring Cars


Não a toa, a Codemasters lançou TOCA World Touring Cars no ano 2000. Lógico, esse foi o nome dado ao jogo na Europa e era o nome oficial. No Japão, o jogo se chamava WTC: World Touring Car Championship. Dois títulos bem legais para um jogo como esse. Já na América... O jogo foi lançado na América com o nome de Jarrett & Labonte: Stock Car Racing. Primeiramente, o jogo tinha touring cars (carros turismo: BTCC, JTCC, DTM). Segundo, stock cars são categorias como NASCAR, ARCA, Late models. Não faz sentido. Tá, talvez a Codemasters teve essa ideia para alavancar as vendas nos Estados Unidos, mas, sei lá, não era mais fácil colocar alguns stock cars? Enfim, é só uma implicância.

A intro do jogo é uma das melhores que já vi. Não sei vocês que estão lendo este post, mas fico com uma enorme vontade de jogar depois que vejo o vídeo de introdução desse jogo.


O vídeo de introdução


Após apertar start, você entra na tela do menu (dããã). Lá você tem as opções: "Championship" (campeonato), Free Race (corrida livre), Time trial (tomada de tempo), Quick race (corrida rápida) e Options (opções).

Time Trial é bastante óbvio: Você seleciona o carro, a pista e busca fazer o melhor tempo que puder.

Free Race é uma corrida customizada. Aqui você escolhe o carro, a pista, o número de voltas, seus adversários, qual o nível de seus adversários e quantos adversários.

Quick Race é uma corrida com opções limitadas. Você escolhe a pista e é isso aí.

Championship é o modo do jogo que chama a atenção. Este modo é mais um Career Mode (modo carreira) do que um Championship mode. Aqui você recebe oportunidades de equipes de diferentes categorias pelo mundo. Você aceita uma dessas oportunidades, geralmente tendo que fazer algo como quebrar o recorde de uma pista, e caso você supere a condição imposta pela equipe, você é contratado e disputa o campeonato até o final. No modo championship, você pode desbloquear pistas (só na versão europeia, já que nas outras versões as pistas são desbloqueadas desde o início) e carros.

Todas as pistas e carros do jogo


Aliás, não mencionei aqui. As listas de pistas e carros aumentaram de uma maneira absurda. As pistas nos outros jogos da série eram as pistas do BTCC, assim como os carros. Mas em TOCA World Touring Cars, as coisas mudam. As pistas são as seguintes:

- Hockenheim (antigo circuito, versão curta que o antigo DTM usava)
- Nürburgring ( o circuito da F1 sem o setor Arena que existe desde 2002)
- Vancouver (o circuito de rua da CART)
- Laguna Seca
- Watkins Glen (versão que a NASCAR usa)
- Road America
- A1 Ring (o atual Red Bull Ring)
- Suzuka
- Sugo
- Aida
- Adelaide (versão curta da V8 Supercars)
- Bathurst
- Surfers Paradise
- Monza (com a chicane dupla na Rettifilio)
- Dijon
- Barcelona
- Silverstone (traçado International)
- Brands Hatch (traçado Indy)
- Oulton Park
- Snetterton
- Buenos Aires (traçado curto do TC 2000)
- Hermanos Rodríguez (com a Peraltada)
- Brasília

Em Hockenheim


Como deu para ver, têm pista para todos os gostos. Os carros? Eles eram divididos nos seguintes campeonatos: British (britânico), German (alemão), Mediterranean (mediterrâneo (Espanha, França e Itália)), North American (norte americano (EUA e Canadá)), S&C (América do Sul (Brasil e Argentina) e Central (México)), Japanese (japonês), Australian (australiano), European (europeu), Pan American (pan americano), Asia-Pacific (Ásia-pacífico), World (mundial) e carros que você tem que desbloquear. Dentre alguns carros no jogo estão o Renault Laguna, o Opel/Vauxhall Vectra, o Holden Commodore, o Fiat Marea, o Ford Mondeo. Os carros desbloqueáveis são bem variados, indo do AC Cobra ao Speed 12, o carro mais rápido do jogo.

Como você joga? X acelera, direcional para os lados fazem as curvas, quadrado freia e O é o freio de mão.

Um dos principais motivos para pôr o jogo em uma certa escala de simulador (Dizer que é simulador é forçar um pouco a barra. Mas este jogo passa muito longe de ser um arcade) está na IA (inteligência artificial), que é muito boa. Os gráficos eram muito bons para o PlayStation no ano 2000, e o modo de danos era muito bom. Com um valor de replay (isso é, quando você quer jogar o mesmo jogo mais vezes) tão bom, por que TOCA World Touring Cars não é lembrado? Bom, mais de um motivo e dá para entender.

Primeiro, como já mencionei antes, a série Gran Turismo teve jogos lançados na mesma época. Era difícil concorrer com a turma de Kazunori Yamauchi (ainda é). Segundo, a série TOCA continuou, e teve jogos bem melhores futuramente.

O que aconteceu com a série? TOCA World Touring Cars foi o jogo mais elogiado da série até o momento. Foi também o último para o PlayStation. Em 2002, TOCA Race Driver foi lançado para o PlayStation 2, XBox e Windows. Foi bem sucedido, e, em 2004, TOCA Race Driver 2 foi lançado para o XBox, Windows, PS2 e o PSP. Outro sucesso. Mas foi em 2006, com TOCA Race Driver 3, que a Codemasters fez o jogo que definiu a série, pelo menos até aquele momento. Lançado para XBox, PS2, Windows e PSP, TRD3 é um dos meus jogos favoritos. Sei que não sou o único. O jogo tem uma legião de fãs. Desde então, abrindo mão da licença da TOCA, a série teve jogos como o divertido Race Driver: Create and Race, para o Nintendo DS, lançado em 2007, Race Driver: Grid, de 2008, Grid 2, de 2013, e Grid Autosport, de 2014. É de se notar que não teve um jogo da série que tenha sido um fracasso.

A versão do Game Boy Advance


Não cheguei a mencionar, mas TOCA World Touring Cars teve uma versão lançada para o GameBoy Advance em 2003. O jogo não foi um sucesso, mas era bem divertido. Lembro que antes de jogá-lo pela primeira vez, não tinha tantas expectativas. Mas me surpreendi. O GBA era limitado, obviamente, mas ainda assim dava para escolher vários tipos de opções no jogo: Pistas, carros, condições de tempo.

Divertido e muito subestimado. Este é TOCA World Touring Cars!


A música do menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário