sábado, 31 de outubro de 2015

Sugestões: F1 World Grand Prix / F1 World Grand Prix II

Um post sobre Fórmula 1 nesse blog? Nossa, jurava que esse blog falava só de Indy! Então, eu escrevi na introdução que falaria sobre tudo no automobilismo. Só que eu já tinha tantos textos prontos sobre pilotos, pistas, temporadas da IndyCar/CART/ChampCar/IRL, que eu não tinha muito o que fazer, a não ser publicá-los. Ainda tenho vários que não publiquei, mas vou tentar escrever sobre outras categorias. Não escondo que o monoposto americano é o meu foco aqui, mas nunca mencionei que falaria só de Indy.

Enfim, mais uma para a série de sugestões, a série F1 World Grand Prix, para o Nintendo 64, PlayStation, Dreamcast, Windows e GameBoy.

A capa do jogo para o Nintendo 64


A intro do Nintendo 64...


... e a intro do PlayStation



Lançado no meio de 1998, para o Nintendo 64, fim de 1999 para o PlayStation e o Dreamcast, e no ano 2000 para o Windows e o GameBoy Color, F1 World Grand Prix era baseado na temporada de 1997 (apenas no Nintendo 64, nos outros consoles é 1998 ou 1999), tendo todos os pilotos (menos a estrelinha canadense Jacques Villeneuve... digo, Driver Williams), equipes (menos a malfadada Mastercard Lola) e pistas.

A versão do Nintendo 64. O primeiro jogo da série era baseado na temporada 1997 (no console da Nintendo)


Como você joga? No Nintendo 64, A era o botão do acelerador, B o freio, os direcionais para os lados faziam as curvas.

A versão do Dreamcast


O jogo contêm cinco modos: "Exhibition" (exibição), uma corrida e só, "Grand Prix", aonde você participa do campeonato de 1997, escolhendo seu piloto e competindo nas 17 pistas da temporada, "Time Trial" (Tomada de Tempo), onde você procura fazer o melhor tempo possível estando sozinho na pista, "2 Player" (dois jogadores), que é auto-explicativo e o "Challenge", a menina dos olhos do jogo. O modo Challenge é o seguinte: você tem que realizar a tarefa corretamente. Essa tarefa era baseada em casos reais da temporada de 1997. Quer saber todos eles? Vamos lá:

O Challenge é dividido em três partes: Offense (objetivo é ganhar posições), Defense (defender posição, e, dependendo, até ganhar algumas) e Trouble (defendendo posição sob condições adversas). Ao realizar a tarefa corretamente, você ganha 5 pontos.


Entre parênteses, o que realmente aconteceu

Offense:

1- Olivier Panis - Barcelona = ultrapasse o máximo de carros que puder, troque os pneus, e termine em terceiro, no mínimo (Panis foi segundo naquela corrida, graças, principalmente, a seus pneus Bridgestone, muito melhores que os da Goodyear)

2- Giancarlo Fisichella - Montréal = não pare nos boxes, tome a liderança e mantenha os pneus conservados, ao máximo, para obter a vitória (Fisichella foi o segundo naquela corrida)

3- Shinji Nakano - Hungaroring = ultrapasse quem estiver na sua frente, para conseguir, no mínimo, o pódio (Nakano terminou em sexto)

4- David Coulthard - Monza = pare nos boxes para o reabastecimento, e torça para que Jean Alesi pare, o que não acontece sempre, para conseguir a vitória (Coulthard venceu aquela corrida)

5- Michael Schumacher - Jerez = construa a maior vantagem que você puder para o segundo colocado (Schumacher não completou a corrida por causa de seu acidente com Villeneuve)

Defense:

1- David Coulthard - Melbourne = Se mantenha firme sob os ataques de Schumacher e Frentzen, ou só Schumacher, para ganhar a corrida (Coulthard venceu a corrida)

2- Gerhard Berger - Hockenheim = Construa uma vantagem de 15 segundos, ao menos, para ir aos boxes e voltar na liderança (Berger venceu a corrida)

3- Michael Schumacher - Magny-Cours = Seja um irmão bonzinho, e deixe Ralf Schumacher recuperar a volta para conseguir uma pontuação melhor. Só tome cuidado com Frentzen! (Michael Schumacher venceu, e deixou Ralf Schumacher passar para recuperar a volta, terminar em sexto e garantir um pontinho)

4- Heinz-Harald Frentzen - Imola = Se livre dos retardatários e construa uma vantagem de 8 a 10 segundos sobre Michael Schumacher (Frentzen venceu a corrida)

5- Mika Häkkinen - Silverstone = Construa uma vantagem de 10 segundos para o segundo colocado. Você, porém, terá os pneus em estado deplorável, e deve tomar cuidado com saídas de pista. Quase um Trouble. (Häkkinen correu por um bom tempo aquela corrida com pneus em estado deplorável, até abandonar)


Trouble:

A melhor parte

1- Michael Schumacher - Spa-Francorchamps = Construa uma vantagem de 20 segundos usando pneus intermediários em uma pista bem molhada. (Schumacher venceu a corrida)

2- Ukyo Katayama - Hungaroring = Faça voltas rápidas na casa de 1:15. Ah, você não tem freios. (Katayama foi o décimo, 1 volta atrás)

3- Giancarlo Fisichella - Hockenheim = Tente andar com um carro de três rodas da reta antes do Stadium até os boxes. Depois, procure chegar nos pontos, no mínimo, o sexto lugar. (Fisichella abandonou a corrida ao danificar o radiador enquanto levava o carro de três rodas para os boxes)

4- Heinz-Harald Frentzen - Monte Carlo = Mantenha a liderança e tenha cuidado nas curvas. Por que? A pista está molhada e seu pneu é slick. (Frentzen abandonou após um acidente)

5- Damon Hill - Hungaroring = Ganhe a corrida bloqueando o Driver Williams. (Hill foi segundo, ao ser ultrapassado na última volta por Jacques Villeneuve, depois de apresentar problemas no acelerador)

Ultimate:

O Ultimate só aparece depois que você cumpre todos os outros desafios

- Eddie Irvine - Suzuka = Dura 12 voltas. Ultrapasse todo mundo, bloqueie o Driver Williams, deixe Michael Schumacher passar. Depois disso, fique brincando de pique-pega com Schumacher até o final, para ganhar os 25 pontos. (Irvine foi terceiro)

Mais do Nintendo 64


Além disso, você também poderia desbloquear pista extra, carros, e uma galeria

80% no Challenge = Silver Driver (muito veloz, pode chegar aos 400km/h facilmente)
90% no Challenge = Gold Driver (mais veloz que o Silver, já vi chegar aos 600km/h, e é muito mais instável)
Campeão no Grand Prix no modo Rookie = Modo galeria (você olha os carros da temporada de 1997, que estão em uma espécie de galeria. Pode dar um zoom, e ver aquele detalhe que você nunca tinha visto naquele carro, por exemplo. É um modo de enfeite, mas é até legal para quem gosta de ver os carros, que eram muito bonitos)
Campeão no Grand Prix no modo Professional = Pista bônus no Havaí (pista bem curta e bizarra, localizada no Havaí. Passa até por dentro de um vulcão inativo. Que coisa!)

A pista bônus no Havaí apareceu na versão do Nintendo 64



Única imagem que consegui achar do WGP para o Windows


A versão do DreamCast era parecida, só não tinha o Challenge Mode, e como já mencionado usava a temporada 1998. A versão do PlayStation era similar a do Dreamcast, mas usava a temporada de 1999. A versão do Windows era muito pouco falada, mas aparentemente tinha o Challenge Mode, embora usasse a temporada 2000. Dentro de suas óbvias limitações, a versão do GameBoy Color usava a temporada 1998 e tinha poucos modos de jogo.


A versão do PlayStation


O jogo foi um sucesso, gráficos muito bons e uma jogabilidade excelente. Então era óbvio que viria uma sequência.


O cartucho do WGP II para o Nintendo 64


A intro do Nintendo 64....


... e a do GameBoy Color



F-1 World Grand Prix II foi lançado no ano 2000, para o Nintendo 64, Dreamcast e GameBoy Color. A versão do Nintendo 64 foi lançada na Europa, apenas. O jogo era baseado na temporada de 1998 (apenas no Nintendo 64, já que nas outras plataformas a temporada escolhida foi a de 1999), tendo todos os pilotos (exceção de Jacques Villeneuve, de novo substituído pelo Driver Williams, já que naquela época, Jacques não cedia sua imagem para os games. Só na época da BAR, por volta de 2000 e 2001, que Jacques começou a ceder), pistas e equipes daquela temporada.

A versão do Nintendo 64, tirando o mapa ali em cima, tem o que de novo nesse painel?


Como você joga? Os controles não mudaram. Sabe o que mais não mudou? Quase tudo!

Os programadores devem ter pensado "em time que está ganhando, não se mexe", porque tirando o Silver e Gold Drivers e a pista no Havaí, está tudo aí nesse jogo. Só que com tudo de 1998.

A versão do Dreamcast


Ainda assim, apareceram coisas novas, como o modo "Tutorial", que aparece no modo Exhibition. Lá, a CPU dá uma volta na pista que você escolher, e quando chega uma curva importante, um pop-up aparece mostrando as informações da tal curva. O que é excelente para quem não conhece as pistas e para quem quiser aprender mais ainda sobre.

Um dos modos que voltou, foi o Challenge. Mudanças? As tarefas eram baseadas em casos reais da temporada de 1998, e os nomes dos tópicos mudaram. Saíram Offense, Defense e Trouble, entraram Speed, Tactics e Mechanical. De resto, mais do mesmo: 5 pontos para uma tarefa realizada corretamente, e 25 na Ultimate. Vamos aos Challenges:

Speed:

A = Mika Häkkinen - Melbourne = Recupere a liderança e dê uma volta em Frentzen e Irvine (Häkkinen venceu a corrida)

B = Michael Schumacher - Hungaroring = Tome a liderança, pare nos boxes para combustível apenas, recupere a liderança e monte uma vantagem boa (Schumacher venceu a corrida)

C = Eddie Irvine - Montréal = Partindo da oitava posição, chegue no pódio (Irvine foi terceiro naquela corrida)

D = Heinz-Harald Frentzen - Interlagos = Partindo de sétimo, seu objetivo é a quarta posição (Frentzen foi quinto naquela corrida)

E = David Coulthard - A1 Ring = Partindo na nona posição, você tem 5 voltas para chegar no pódio (Coulthard foi segundo naquela corrida)


Tactics:

A = Eddie Irvine - Magny-Cours = Seja rápido, mas não ultrapasse Michael Schumacher (Sabe como é, né? Ordens de equipe). (Irvine foi segundo naquela corrida)

B = Giancarlo Fisichella - Montréal = Seu objetivo é a vitória, sendo assim: Dirija com cuidado até os boxes, troque os pneus e ponha combustível, ultrapasse todo mundo, e torça para estar perto o suficiente de Schumacher, pois quando ele parar, você vai estar a frente. (Fisichella foi o segundo naquela corrida)

C = Rubens Barrichello - Barcelona = Mantenha-se a frente do Driver Williams e ultrapasse Alexander Wurz (Barrichello foi o quinto)

D = Alexander Wurz - Monte Carlo = Häkkinen para nos boxes na primeira volta do desafio, sendo assim, se livre dos retardatários e se mantenha na ponta (Wurz bateu forte naquela corrida, tendo inclusive um duelo feroz com Michael Schumacher)

E = Ralf Schumacher - Spa Francorchamps = Saindo de oitavo, seu objetivo é o quarto lugar. Cuidado com os carros lentos e a pista chuvosa! (Ralf foi segundo)


Mechanical:

A = David Coulthard - Imola = Defenda-se de Michael Schumacher, e conserve seu carro, já que sua caixa de câmbio está por um fio (Coulthard venceu a corrida)

B = Mika Häkkinen - Monza = Seu carro não tem os freios da frente, devido a uma bela derrapada. Defenda-se de Michael Schumacher (de novo) para vencer a corrida. De preferência, tente construir uma boa vantagem (Häkkinen foi o quarto)

C = Alexander Wurz - Barcelona = Seu carro não tem freio algum. Seu objetivo é ultrapassar Michael Schumacher e terminar em terceiro.Paciência é o nome desse desafio. (Wurz foi o quarto)

D = Jarno Trulli - A1 Ring = O carro está com a suspensão em frangalhos. Seu objetivo é o sexto lugar, mas não é impossível de fazer melhor. (Trulli foi o décimo, 1 volta atrás)

E = Mika Häkkinen - Silverstone = Sem a asa dianteira e em uma pista encharcada. Vish! Não pare para trocar a asa, e segure as Ferraris. Assim, a vitória é sua, e os 5 pontos também. (Häkkinen foi segundo)

Ultimate:

- Michael Schumacher - Suzuka = Vença a corrida e construa uma bela vantagem, mesmo largando da 21ª posição. Você tem 12 voltas para buscar os 25 pontos.


Tinha uma pista extra no jogo: Jerez, a pista que decidiu o campeonato de 1997.

Campeão no modo Grand Prix no modo Rookie = galeria e créditos
Campeão no modo Grand Prix no modo profissional = Circuito de Jerez

World Grand Prix II, no GameBoy Color


A versão do Dreamcast usava a temporada 1999 e não tinha o Challenge Mode. Assim como no GameBoy Color.

O jogo foi muito bem recebido, mas foi menos elogiado. Boa parte disso era porque muita coisa no jogo não foi mudada.

Essa pequena série de jogos é uma das minhas favoritas. Lembro que com uns 7, 8 anos de idade, ia em uma locadora, alugava o primeiro WGP, para o N64, e perdia horas e horas jogando. O segundo eu nem sabia que existia. A internet me ajudou nessa. Hoje em dia, uso emulador e jogo os dois. São sempre ótimas escolhas quando se fala em jogo de Fórmula 1.

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