O EuroSpeedway é incomum, para os padrões europeus, por ter um circuito oval triangular de 2 milhas (similar a Pocono e o recentemente extinto oval da Walt Disney World). Esse oval foi palco de duas corridas da CART, duas corridas da Fórmula 3 Alemã (2005 e 2006), e recebeu corridas da SCSA (antiga categoria de stock cars, na Inglaterra) em 2001 e 2002. E é exatamente deste oval que vou escrever sobre. Mas, vamos a uma pequena aula de história.
===HISTÓRIA===
Voltemos a 1986, na então Alemanha Oriental, já haviam planos para montar uma pista de corrida, que seria em uma antiga mina de carvão, mas a ideia não foi adiante. Até o final dos anos 90, quando queriam construir uma pista para substituir o autódromo de AVUS, em Berlim.
Para os que não sabem, AVUS foi uma pista de duas retas gigantescas, um hairpin e um curvão inclinado, que existiu de 1921 a 1998. Só que por motivos de segurança, a pista foi cortada, e a velocidade média foi diminuída, graças a retas menores e chicanes. O que ainda não impedia acidentes como os de Louis "John Winter" Krages, em 1994, e o acidente fatal de Kieth Odor, em 1995. Por esses motivos, veio a ideia de construir uma pista nova em Berlim (Brandenburg fica muito próximo).
A pista foi inaugurada no ano 2000, e tinha vários traçados: um tri-oval de 2 milhas, um circuito misto (com, no mínimo, três opções de traçado), e um circuito de 11km, para testes.
Aqui podemos ver o circuito misto e o oval
Como toda pista moderna que se preze, o EuroSpeedway foi construído para ter o maior padrão possível de segurança. O DTM correria no ano 2000, em Lausitz, mas um dilúvio daqueles cancelou as duas baterias, mas, tirando isso, o ano 2000 foi tranquilo para o EuroSpeedway. Já o ano de 2001 foi desastroso para a pista.
No dia 26 de abril, o ex-piloto de Fórmula 1, Michele Alboreto morreu após sofrer um acidente enquanto testava o Audi R8 na pista de 11km. Após um pneu furado, o carro de Alboreto foi descontrolado até se espatifar no muro. No dia 3 de maio, um fiscal de pista inexperiente foi atropelado por um carro de turismo durante testes. O dia 15 de setembro, é um dia lembrado por várias pessoas, pelo acidente de Alessandro Zanardi, que perdeu ambas as pernas, após sofrer uma pancada em T de Alex Tagliani, que não tinha o que fazer para evitá-lo.
Falando em Zanardi, foi em 2001 que a CART correu no EuroSpeedway pela primeira vez. A American Memorial 500k foi vencida por Kenny Bräck, mas a corrida, que aconteceu quatro dias depois dos atentados de 11 de setembro, é mais conhecida pelo acidente de Zanardi.
A American Memorial 500k, em 2001. Note a largura da reta.
A CART correria em 2002 no oval, mais uma vez, mas o autódromo entrou em estado de insolvência, e a corrida foi cancelada. Em 2003, a CART voltou ao EuroSpeedway, para realizar a German 500k, corrida ganha por um então novato Sebastien Bourdais.
Sebastien Bourdais e Mario Dominguez disputam a tapa a vitória da German 500k, de 2003
O DTM, desde 2001 (se 2000 não contar), realiza corridas por lá, no circuito misto. Pilotos como Bernd Schneider (3 vezes), Mattias Ekström (2 vezes) e Mika Häkkinen já ganharam corridas no EuroSpeedway.
A Superbike correu em 2001, 2002, 2005, 2006 e 2007, em uma versão modificada do circuito misto. Colin Edwards e Troy Bayliss já ganharam corridas por lá.
Na sua primeira temporada, a A1GP correu em Lausitz. A equipe da França dominou o dia, com duas vitórias nas duas baterias.
==A PISTA==
O oval
Gosto de circuitos ovais, e é exatamente do oval que eu vou escrever sobre. Na minha opinião, o circuito misto é um pouco enjoativo.
É um oval de três curvas (como todo tri-oval que se preze), e que tem 2 milhas (3,2km).
RETA PRINCIPAL: As curvas e retas da pista não têm nome, então improvisaremos. A reta dos boxes é muito larga, dá para colocar até três a quatro carros lado a lado.
CURVA 1 = é necessário tirar o pé do acelerador, mas só um pouquinho. Dá para passar aqui usando a linha de dentro.
RETA DEPOIS DA CURVA 1 = É tão larga quanto a reta principal
CURVA 2 = aqui também se tira levemente o pé do acelerador para fazer a curva, embora não seja impossível fazer essa curva de pé cravado no acelerador (só não é recomendável). E dá para ultrapassar usando o lado de dentro. Por fora também dá, mas o muro está logo ali.
A reta pós curva 2 tem as mesmas características da reta principal. Depois dela vem a CURVA 3, que é um pouco mais lenta. Se tira o pé do acelerador, mas qualquer erro pode mandar seu bólido para o lado sujo da pista. Sendo assim, muito cuidado!
É complicado achar vídeos do oval de Lausitz, ainda mais volta onboard.
Esse vídeo do Motorvision dá uma ideia de como é o oval.
Melhores momentos da corrida de 2003, e o insano duelo entre Sebastien Bourdais e Mario Dominguez.
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