quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CORRIDAS: 3ª corrida em Fuji da Formula Nippon em 1996

E a atual Super Formula dá as caras aqui no blog!

Em 1996, a categoria estava em seu primeiro ano como "Formula Nippon", depois de usar o nome "Japanese F3000" (Fórmula 3000 Japonesa) de 1987 a 1995. Naquela época, a categoria estava em seu auge, com mais de 22 carros por corrida (Hoje em dia se chega a 18 carros com muito esforço).

A Formula Nippon reuniu diversos pilotos em 1996, desde os ex-F1 Toshio Suzuki (campeão da F3000 Japonesa em 1995), Kazuyoshi Hoshino (6 vezes campeão do que hoje chamamos de Super Formula), Marco Apicella e Naoki Hattori, os promissores Toranosuke Takagi, Satoshi Motoyama, Shinji Nakano e Katsutomo Kaneishi, o cantor Masahiko Kondo, esquecidos do automobilismo europeu, que estavam dispostos a se reinventar, como, por exemplo, Pedro de la Rosa, Michael Krumm e Norberto Fontana (que é argentino, mas fez carreira na Europa antes de ir para o Japão). Na categoria havia também um sobrenome de peso: Schumacher! Exatamente, a categoria tinha um Schumacher: Ralf Schumacher. O irmão mais novo da lenda Michael Schumacher, estava em seu primeiro ano na Formula Nippon. Como-se pode ver, tinha piloto de todo o tipo.

Ralf Schumacher no já extinto circuito de Mine. Uma de suas 3 vitórias na Formula Nippon.


Até a última etapa em Fuji, a Formula Nippon em 1996 realizou 9 etapas. Depois de etapas em Suzuka (3 vezes), Mine (2 vezes), Fuji (2 vezes), Tokachi (1 vez) e Sugo (1 vez), o campeonato estava assim:

Os 7 primeiros:

1- Ralf Schumacher 40 pontos (3 vitórias)
2- Naoki Hattori 38 pontos (2 vitórias)
3- Kazuyoshi Hoshino 31 pontos (1 vitória)
4- Toranosuke Takagi 25 pontos (2 vitórias)
5- Norberto Fontana 22 pontos (1 vitória)
6- Shinji Nakano 17 pontos
7- Takuya Kurosawa 10 pontos

Sim, em seu ano de estreia, Ralf Schumacher liderava o campeonato.

A 3ª etapa de Fuji seria a última da categoria em 1996. O título seria disputado entre Ralf, Hattori e Hoshino.

O que cada um precisava?

Ralf Schumacher = Bastava chegar entre os dois primeiros. Se chegasse em terceiro, Hattori não poderia ganhar.

Naoki Hattori = Uma vitória era o que Hattori precisaria, mas Ralf teria que ser terceiro. Terminariam empatados, mas Naoki seria campeão no desempate. (Ficariam empatados em pontos e vitórias, mas Hattori tinha um 2º lugar, Ralf não)

Kazuyoshi Hoshino = Precisava vencer e torcer para que Hattori fosse quinto ou pior. Ralf não poderia chegar nos pontos

O sistema de pontuação era: 10-6-4-3-2-1

Após o treino de classificação, o grid ficou assim:

1- Kazuyoshi Hoshino - Team IMPUL
2- Satoshi Motoyama - Funai Super Aguri
3- Naoki Hattori - X-Japan Team LeMans
4- Toranosuke Takagi - PIAA Nakajima Racing
5- Shinji Nakano - Team Dome
6- Hidetoshi Mitsusada - 5ZIGEN
7- Katsutomo Kaneishi - Funai Super Aguri
8- Takuya Kurosawa - PIAA Nakajima Racing
9- Ralf Schumacher - X-Japan Team Le Mans
10- Marco Apicella - 5ZIGEN
11- Norberto Fontana - Shionogi Team Nova
12- Masahiko Kageyama - Navi Connection
13- Toshio Suzuki - Team IMPUL
14- Pedro de la Rosa - Shionogi Team Nova
15- Andrew Gilbert-Scott - Kanagawa Clinic Stellar
16- Katsumi Yamamoto - Team Dome
17- Michael Krumm - Kanagawa Clinic Stellar
18- Masami Kageyama - Pal Checkers
19- Masahiko Kondo - Navi Connection
20- Atsushi Kawamoto - Asahi Kiko Sports
21- Hideki Okada - Art Brilliant Gullwing
22- Eiichi Tajima - Art Brilliant Gullwing
23- Yukihiro Hane - Team Cerumo
24- Taichiro Oonishi - Pal Checkers
25- Tetsuji Tamanaka - Asahi Kiko Sports
26- Masao Yamada - Nihon Lead Yamada







Debaixo de um céu tão escuro, mas tão escuro, que parecia que ia chover canivete de dia e espadas de noite, os carros largaram. Logo no início, um mega acidente tirou vários pilotos de uma vez só. Pilotos como Pedro de la Rosa, Satoshi Motoyama, Hideki Okada e Eiichi Tajima se envolveram no acidente. Mas não foram só eles. Aquela bagunça foi o suficiente para os fiscais agitarem a bandeira vermelha, o que indicava a interrupção da corrida, que teria uma nova largada. Foi fim de prova para Motoyama, Okada e Tajima, já que eles não participaram da relargada. Sobre o acidente, Masami Kageyama tentou passar Pedro de la Rosa, mas não tirou o carro a tempo, dando um toque na traseira do carro do espanhol, causando uma derrapagem deste. Os pilotos de trás se assustaram, causando, então, uma reação em cadeia. Sem contar que, lá na frente, Satoshi Motoyama e Naoki Hattori também tiveram uma colisão.

Durante a paralisação, a chuva começou a cair. Minha nossa, chovia demais! Mas, já dizia o árbitro: "SEGUE O JOGO!". A segunda largada foi tranquila. Apesar do drift de Katsutomo Kaneishi na primeira curva, ninguém bateu.

E então os acidentes começaram a acontecer. Logo na primeira volta, a primeira vítima foi Michael Krumm, que depois de um início de temporada bem animador, só teve azar. Esse é outro que tenho intenções de fazer um post sobre.

A segunda vítima foi um dos que brigavam pelo título, Ralf Schumacher! Na 3ª volta, após um esbarrão com Katsutomo Kaneishi, Ralf rodou, tentou voltar, mas ficou com o carro danificado e teve que abandonar. O campeonato estava nas mãos de Naoki Hattori.

Para ajudar Hattori ainda mais, na 5ª volta, o carro de Kazuyoshi Hoshino começou a apresentar problemas. Hoshino, que precisava de um milagre para ser heptacampeão, não saía das primeiras posições. Quando o carro apresentou problemas, Hoshino recolheu para os boxes e teve um ataque de fúria, jogando o capacete no chão. Enquanto isso, Hattori na liderança!

Kazuyoshi Hoshino fez o que pôde, mas o carro não aguentou


Toranosuke Takagi foi outro que saiu da pista, na 7ª volta. Ele abandonou também. A bruxa estava solta, parecia que ninguém ia completar a corrida. E a chuva só piorava!

Aquela altura o top 6 era composto por: Naoki Hattori, Shinji Nakano, Katsutomo Kaneishi, Masahiko Kageyama, Pedro de la Rosa e Takuya Kurosawa.

Em uma disputa pela primeira posição, Naoki Hattori se posicionou por dentro da curva Suntory. Shinji Nakano estava por fora, na parte mais escorregadia. Não deu outra! Nakano saiu da pista. Mas ele continuou.

Shinji Nakano largou da quinta posição. Estava com chances de vitória até sair da pista enquanto brigava pela liderança. Mas ele continuou.


Não demorou muito, e Katsutomo Kaneishi ultrapassou Hattori de forma brilhante, na 1ª curva, para ser o novo líder. Aguri Suzuki, dono da equipe de Kaneishi, era só sorrisos.

Parecia que o título iria para Naoki Hattori. Era só levar para casa. Mas tinha que ter aquele requinte de crueldade! Na 39ª volta, disputando posição com Pedro de la Rosa, Hattori fez igual Nakano, usou a linha de fora na entrada da Suntory. O carro escorregou, o pneu dianteiro esquerdo acertou a lateral do carro de Pedro de la Rosa, e Hattori foi direto para a terra, ficando atolado lá. Toshihiro Suzuki, o divertido narrador, quase morre do coração. Fim de prova para Hattori! Ralf Schumacher podia ficar tranquilo. O título era dele!

Enquanto isso, tranquilo lá na liderança estava Katsutomo Kaneishi. E no fim das contas, deu Kaneishi. Sua primeira vitória na Formula Nippon. Se antes Aguri Suzuki estava ansioso, agora ele podia comemorar.

A corrida terminou assim:

Após 45 voltas:

1- Katsutomo Kaneishi - Funai Super Aguri - 1:13:56:568
2- Pedro de la Rosa - Shionogi Team Nova - +33.838
3- Masahiko Kageyama - Navi Connection - +40.396
4- Shinji Nakano - Team Dome - +45.738
5- Andrew Gilbert-Scott - Kanagawa Clinic Stellar - -1 volta
6- Masahiko Kondo - Navi Connection - -2 voltas
7- Atsushi Kawamoto - Asahi Kiko Sports - -2 voltas


Logo, o campeonato terminava assim:

Os 10 primeiros:

1- Ralf Schumacher 40 pontos (3 vitórias)
2- Naoki Hattori 38 pontos (2 vitórias)
3- Kazuyoshi Hoshino 31 pontos (1 vitória)
4- Toranosuke Takagi 25 pontos (2 vitórias)
5- Norberto Fontana 22 pontos (1 vitória)
6- Shinji Nakano 20 pontos
7- Katsutomo Kaneishi 19 pontos (1 vitória)
8- Pedro de la Rosa 13 pontos
9- Takuya Kurosawa 10 pontos
10- Satoshi Motoyama 9 pontos


Os melhores momentos da corrida. A narração é de Toshihiro Suzuki, que sempre dá um show com as suas reações insanas.

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