domingo, 29 de novembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 5

ETAPA 4: Silverstone - 16 de maio


A pista de Silverstone



A partir de Silverstone, a categoria teria uma equipe a menos: A Elide Racing, que teve o espanhol Polo Villaamil como piloto em Oschersleben e Barcelona, deixou a categoria. A Elide havia estreado em 1997, na etapa de Jerez, com Miguel Ángel de Castro, que não marcou um tempo bom o suficiente para disputar a corrida. Foi também a despedida de Polo Villaamil da Fórmula 3000 Internacional. Polo se aposentou das corridas em 2005. Hoje, com 36 anos, cuida da La Más Mona, um site onde se pode alugar vestidos de marcas famosas.

Enfim, de volta a Silverstone


Treino de classificação

Pela quarta vez em quatro corridas, a pole position era do colombiano Juan Pablo Montoya, da Super Nova. Em segundo, o alemão Nick Heidfeld, da West Competition. Em terceiro, o dinamarquês Jason Watt, da Den Bla Avis, vice líder do campeonato. O galês Gareth Rees, também da Den Bla Avis, conquistou sua melhor posição de largada em sua estadia na 3000 até então: um quarto lugar. O quinto foi o argentino Gastón Mazzacane, da Astromega. O sexto foi o brasileiro nascido em Hamburgo, Max Wilson, da Edenbridge. O sétimo, em sua melhor posição de largada na 3000 até então, estava o brasileiro da Draco, Bruno Junqueira. O oitavo foi o francês Nicolas Minassian, da West Competition. O nono era o uruguaio Gonzalo Rodríguez, da Astromega. O décimo era o italiano Giovanni Montanari, da Draco. O belga Kurt Mollekens, da KTR-Arden e líder do campeonato, largou da 14ª posição. O terceiro colocado do campeonato, o francês Stéphane Sarrazin, da Apomatox, largou de 25º. O brasileiro Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, largou da 34ª e penúltima posição. Todos os 35 pilotos, que chegaram para competir em Silverstone, largaram.

Jason Watt largou da terceira posição


A corrida

A primeira das 40 voltas começou sem nenhum acidente, com Gareth Rees indo para terceiro, enquanto que Gastón Mazzacane e Max Wilson trocavam de posições.

O safety car veio na 5ª volta devido a um acidente entre o brasileiro da Apomatox, Marcelo Battistuzzi, e o francês da GP Racing, Cyrille Sauvage, na saída da curva Bridge. Os dois abandonaram. Na volta seguinte, durante a estadia do safety car na pista, Soheil Ayari, da Durango, foi para os boxes reparar um dano no carro após um acidente. Possivelmente, Ayari teria se envolvido no acidente com Battistuzzi e Sauvage. O francês também abandonou.

Na 8ª volta, Kevin McGarrity, irlandês da Raceprep, e Mark Shaw, inglês da Redman and Bright, se estranharam na entrada da Abbey. Os dois abandonaram. Enquanto isso, Jason Watt recuperava a 3ª posição de Gareth Rees.

Na 15ª volta, Christian Horner, inglês da Arden, abandonou ao sair da pista e perder o spoiler dianteiro. Enquanto isso, em um repeteco de Oschersleben, Brian Smith, argentino da Nordic, segurava um pelotão que crescia mais e mais.

Lá na frente, Nick Heidfeld apresentava problemas no seu carro: algumas peças se soltaram, do nada, deixando um rastro de detritos na reta antes da curva Stowe.

Na 25ª volta, o italiano Fabrizio Gollin, da GP Racing, abandonou com problemas na embreagem. Enquanto isso, na Luffield, o português André Couto, da Prema, abandonou após uma colisão com o também português Rui Águas, da Coloni. Águas seguiu na corrida.


O português André Couto, da Prema, não teve sorte naquela corrida. Largando da 20ª posição, Couto abandonou após um acidente com o compatriota Rui Águas.


Na volta 32, o italiano Oliver Martini, da Auto Sport, rodou sozinho e abandonou. Um pouco antes, o norte irlandês Jonny Kane, da Redman and Bright, rodou na frente do francês Boris Derichebourg, na curva Club. Kane seguiu em frente.

Na volta 35, abandonos simultâneos: na Luffield, o francês Fabrice Walfisch, da Nordic, rodou e ficou com o carro atolado na lama. Enquanto isso, o uruguaio Gonzalo Rodríguez, da Astromega, andava vagarosamente até abandonar com a embreagem danificada.


Nicolas Minassian, francês da West Competition: corrida correta por parte dele. Só faltou chegar nos pontos. (Sétimo)


Lá na frente, Juan Pablo Montoya estava "suave na nave". Com uma grande vantagem sobre Heidfeld, restou ao colombiano ganhar a corrida sem dificuldades.


Após 40 voltas:

Os 6 primeiros:

1- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - 1:10:08.886
2- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - +12.906
3- Jason Watt - Den Bla Avis - Dinamarca - +25.300
4- Gareth Rees - Den Bla Avis - Reino Unido - +26.276
5- Max Wilson - Edenbridge - Brasil - +26.613
6- Gastón Mazzacane - Astromega - Argentina - +30.758

Os outros brasileiros? Como já mencionado, Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, abandonou na 5ª volta. Bruno Junqueira, da Draco, foi o nono colocado.


Classificação após 4 corridas:

Com Kurt Mollekens terminando em oitavo, o campeonato tinha um novo líder: Juan Pablo Montoya!

1- Juan Pablo Montoya 20 pontos
2- Nick Heidfeld 15 pontos
3- Jason Watt 14 pontos
4- Kurt Mollekens 12 pontos
5- Stéphane Sarrazin 10 pontos
6- Boris Derichebourg 5 pontos
7- Jamie Davies 4 pontos
8- Gonzalo Rodríguez 4 pontos
9- Thomas Biagi 3 pontos
10- Dominik Schwager 3 pontos
11- Gareth Rees 3 pontos
12- Max Wilson 3 pontos
13- Cyrille Sauvage 2 pontos
14- André Couto 2 pontos
15- Soheil Ayari 2 pontos
16- Gastón Mazzacane 2 pontos

Na semana seguinte, a F3000 foi da Inglaterra para Mônaco. Como será que foi a corrida? Será que Montoya continuou sua grande campanha na temporada? Será que Heidfeld começaria a entrar no caminho do colombiano? E os brasileiros? Descubra na próxima parte deste texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário