quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 2

ETAPA 1: OSCHERSLEBEN, 10 de abril de 1998

A primeira parada da 3000 foi no Motorsports Arena Oschersleben, na cidade homônima, localizada na Alemanha. Inaugurada em 1997, a pista de 3.667km tem 9 curvas. Foi a primeira vez da categoria naquele autódromo.

A pista de Oschersleben


Treino Classificatório

A pole foi de Juan Pablo Montoya, da Super Nova. Nick Heidfeld, da West Competition, largou em segundo. Na terceira posição, Max Wilson, da Edenbridge. O quarto foi Soheil Ayari, da Durango. Gonzalo Rodríguez, da Astromega, largou em quinto. A sexta posição foi do argentino Brian Smith, da Nordic. O alemão Dominik Schwager, da Oreca, foi o sétimo. O oitavo foi Paolo Ruberti, da Prema. O belga da KTR-Arden, Kurt Mollekens, largou em nono. O outro piloto da Prema, André Couto, largou em décimo. Os outros brasileiros? Bruno Junqueira, da Draco, largou em 14º. Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, conseguiu o 34º tempo. Sabendo que 30 carros largariam...

A corrida

Chovia bastante em Oschersleben. A primeira das 56 voltas começou com Montoya largando mal e perdendo a liderança para Nick Heidfeld. Atrás do colombiano, Soheil Ayari rodava na curva 1. Ele continuou sem problemas. Mais atrás, Nicolas Minassian, da West Competition, e o italiano Giovanni Montanari, da Draco. Minassian perdeu o bico e Montanari abandonou ali mesmo.

Lá na frente, Montoya perdia posições para Max Wilson, Gonzalo Rodríguez e Brian Smith. No fim da primeira volta, foi a vez de Bruno Junqueira e André Couto se estranharem. Os dois abandonaram. O português não ficou nem um pouco satisfeito, gesticulando na direção de Bruno. Na segunda volta, foi a vez de Gonzalo Rodríguez dar um derrapada. Foi um 360 e o uruguaio continuou.

Jamie Davies, inglês da DAMS, que largou em 27º, já era o 16º. Na 11ª volta, Soheil Ayari recolheu para os boxes e abandonou com problemas de direção.

Enquanto Brian Smith segurava um pelotão que crescia mais e mais, Jason Watt, que tentava ultrapassar o argentino, quase saía da pista. Mas na entrada da curva 1, o dinamarquês conseguiu ultrapassá-lo. Na 12ª volta, Boris Derichebourg, da Super Nova, deu uma fechada criminosa no galês Gareth Rees, da Den Bla Avis. O francês continuou, já o galês, gesticulando para todos os lados, abandonou.

Soheil Ayari começou derrapando na primeira curva. Andou por mais 11 voltas até ter problemas de direção.


Enquanto Bertrand Godin era o primeiro a pôr pneus para pista seca, já que a chuva tinha parado e trilhas secas haviam se formado, Gonzalo Rodríguez rodou descontroladamente depois de passar Juan Pablo Montoya, na 19ª volta. O uruguaio abandonou.

Jason Watt foi obrigado a cumprir um drive-through ao ultrapassar sob bandeira amarela. O dinamarquês era o terceiro. Lá na frente, Nick Heidfeld xingava o francês Fabrice Walfisch, da Nordic, de todos os nomes possíveis. O motivo? Walfisch, retardatário, demorou uma eternidade para deixar o líder Heidfeld passar.

Na 29ª volta, Boris Derichebourg ataca novamente! A vítima foi o inglês Christian Horner, da Arden. Horner abandonou a corrida.

Após seu pitstop, Juan Pablo Montoya perdeu o pneu traseiro esquerdo, muito mal fixado no pitstop. Montoya conseguiu voltar, mas o colombiano, líder da corrida com o pitstop de Heidfeld, teve a corrida arruinada. Com esse incidente e muitas paradas para trocar pneu, a liderança caiu no colo do estreante francês Stéphane Sarrazin, da Apomatox. Enquanto isso, Heidfeld não parava de sair da pista.

Montoya: Da pole ao 15º lugar. Isso, claro, veio principalmente graças a uma bobagem da Super Nova


Na volta 45, Nicolas Minassian abandonou após a sua dianteira se soltar. Enquanto isso, Brian Smith rodava na frente dele. O argentino seguiu. Já na volta 47, foi a vez do brasileiro Max Wilson bater. O piloto da Edenbridge abandonou.

Thomas Biagi fez uma corrida simples, porém correta. E foi recompensado por isso.


Lá na frente, Stéphane Sarrazin levou tranquilamente seu carro até a linha de chegada para vencer em sua estreia na 3000. O pódio seria completado por Nick Heidfeld e o italiano Paolo Ruberti, da Prema. Seria. Não foi. Paolo Ruberti foi desclassificado por uma irregularidade no carro. Sendo assim, o terceiro lugar foi de Jamie Davies, da DAMS.

Após 56 voltas:

Os 6 primeiros:

1- Stéphane Sarrazin - Apomatox - França - 1:11:52.384
2- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - +11.283
3- Jamie Davies - DAMS - Reino Unido - +37.486
4- Thomas Biagi - Coloni - Itália - +40.501
5- Cyrille Sauvage - GP Racing - França - +50.473
6- Gastón Mazzacane - Astromega - Argentina - +53.300

Classificação:

1- Stéphane Sarrazin 10 pontos
2- Nick Heidfeld 6 pontos
3- Jamie Davies 4 pontos
4- Thomas Biagi 3 pontos
5- Cyrille Sauvage 2 pontos
6- Gastón Mazzacane 1 ponto

A próxima corrida seria realizada em Imola. Mas ela fica para a próxima parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário