sexta-feira, 20 de novembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 3

ETAPA 2: Imola - 25 de abril

A pista de Imola


A segunda corrida da F3000 aconteceu no Autodromo Enzo e Dino Ferrari, localizado em Imola, Itália. A pista de 4.959km tinha 17 curvas. A corrida teve 42 voltas.

Dentre os pilotos que correram em Oschersleben, houve uma mudança. Na Auto Sport Racing, o português Rui Águas foi substituído pelo norte-irlandês Dino Morelli. Morelli, que pilotaria pela Salisbury Engineering como já mencionado na primeira parte, correria na F3000 pela primeira vez desde seu horrendo acidente em Nürburgring, em 1997. Para quem não sabe, naquela corrida, Dino acertou em cheio o carro de Gareth Rees, perdeu as rodas dianteiras e a suspensão, deu um esbarrão em Cyrille Sauvage e foi descontrolado para a barreira de pneus com o acelerador travado. Dino quebrou os tornozelos, além de ter sofrido uma concussão, lesões no peito e vários cortes no rosto.

Treino de classificação

Mais uma vez, Juan Pablo Montoya, da Super Nova, era o pole position. Em segundo, Gonzalo Rodríguez, o uruguaio da Astromega. O dinamarquês Jason Watt, da Den Bla Avis, largou em terceiro. Saindo da quarta posição estava Kurt Mollekens, o belga da KTR-Arden. O quinto foi o alemão Nick Heidfeld, da West Competition. O sexto era Soheil Ayari, o francês da Durango. O brasileiro da Edenbridge, Max Wilson, largou em sétimo. O oitavo foi o francês Boris Derichebourg, da Super Nova. O nono foi o francês Cyrille Sauvage, da GP Racing. O décimo foi o argentino Brian Smith, da Nordic. O líder do campeonato, Stéphane Sarrazin, francês da Apomatox, largou em 18º. Bruno Junqueira, brasileiro da Draco, largou em 23º e Marcelo Battistuzzi, brasileiro da Apomatox, saiu da 25ª posição. A corrida contou com 35 pilotos e todos eles puderam largar.

A corrida

Enquanto Montoya largava mal de novo e perdia a liderança para Gonzalo Rodríguez, dois acidentes aconteciam lá atrás. Paolo Ruberti e Dino Morelli abandonaram. Ruberti foi acertado por Alex Müller e Stéphane Sarrazin. Na chicane Tamburello, Gareth Rees e Dino Morelli se estranharam. Morelli foi rodando para todo lado até parar na caixa de brita. Rees e Müller abandonaram na segunda volta. Sarrazin foi para os boxes, já que uma parte do seu carro estava danificada. Sua corrida já estava arruinada a partir dali.

Dino Morelli depois do toque com Gareth Rees


Por causa dos acidentes, o safety car apareceu. Algumas voltas depois, ele saiu. Na relargada, Juan Pablo Montoya rodou sozinho depois da Rivazza, mas o colombiano seguiu em frente. Voltas depois, Montoya errava constantemente a saída da chicane Villeneuve, colocando o pneu na grama.

Foi descoberto que Gonzalo Rodríguez, que tinha tomado a liderança de Montoya, queimou a largada, embora muitos já suspeitassem disso. Uma hora, o uruguaio perderia a liderança e seria punido. Foi confirmado que Gonzalo teria que cumprir um stop-and-go de 10 segundos.

Juan Pablo Montoya abandonou na 14ª volta, após atropelar a traseira do carro de Nick Heidfeld. O colombiano tentou ultrapassar o carro do alemão, mas não tirou o carro a tempo para fazer a manobra de ultrapassagem.

Na 25ª volta, foi a vez de Cyrille Sauvage fazer bobagem. Tentando ultrapassar Max Wilson, o francês deu um toque na traseira do carro do brasileiro. Sauvage foi reto e Wilson rodou no meio da pista. Os dois abandonaram.

O brasileiro Marcelo Battistuzzi, da Apomatox


Com Gonzalo Rodríguez cumprindo sua punição, Jason Watt tomou a ponta. Após 26 voltas, o top 6 tinha: Watt, Mollekens, Ayari, Heidfeld, Rodríguez e André Couto.

Na volta 33, enquanto tentava dar uma volta no retardatário Bertrand Godin, o italiano Giorgio Vinella foi atingido pelo franco-canadense e capotou. Vinella abandonou e saiu ileso. Godin abandonou com a suspensão quebrada. Também pudera! Com isso o safety car apareceu de novo.

Um pouco depois da saída do safety car, na volta 38, Soheil Ayari saiu da pista na Variante Bassa. Voltou e fechou a porta na cara de Nick Heidfeld. Fechando também Gonzalo Rodríguez, Ayari saiu de novo da pista, na Tamburello, e rodou. Ayari ficou com o carro atolado na caixa de brita e abandonou ali mesmo.

Soheil Ayari tinha tudo para chegar no pódio. Mas uma série de erros fez com que ele ficasse com o carro atolado na caixa de brita


Para Jason Watt, só restou segurar Kurt Mollekens até o final para vencer a etapa de Imola. A terceira posição ficou com Gonzalo Rodríguez. Se ele não tivesse queimado a largada, Jason Watt não seria o vencedor.

Com a vitória, Jason Watt pulou para a liderança do campeonato, empatado com Stéphane Sarrazin


Após 42 voltas:

Top 6:

1- Jason Watt - Den Bla Avis - Dinamarca - 1:16:38.513
2- Kurt Mollekens - KTR-Arden - Bélgica - +0.559
3- Gonzalo Rodríguez - Astromega - Uruguai - +1.004
4- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - +2.871
5- André Couto - Prema Powerteam - Portugal - +8.113
6- Boris Derichebourg - Super Nova - França - +10.387

Bruno Junqueira foi o 16º e Marcelo Battistuzzi o 22º.

Classificação após duas corridas:

1- Jason Watt 10 pontos
2- Stéphane Sarrazin 10 pontos
3- Nick Heidfeld 9 pontos
4- Kurt Mollekens 6 pontos
5- Jamie Davies 4 pontos
6- Gonzalo Rodríguez 4 pontos
7- Thomas Biagi 3 pontos
8- André Couto 2 pontos
9- Cyrille Sauvage 2 pontos
10- Gastón Mazzacane 1 ponto
11- Boris Derichebourg 1 ponto

A próxima etapa foi em Barcelona. Mas teremos que esperar pela próxima parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário