sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 9

Etapa 8: Hockenheim - 1º de agosto de 1998

Bons tempos...



Depois de uma movimentada corrida na Áustria, a Fórmula 3000 faria sua segunda visita a Alemanha no ano de 1998. Mas exatamente onde na Alemanha? Em Baden-Württemberg, no circuito de Hockenheim, para a 8ª etapa da temporada 1998.

Faltando cinco corridas para o fim do campeonato, o colombiano Juan Pablo Montoya, da Super Nova estava 8 pontos a frente de Nick Heidfeld, da West Competition, até o momento (37 a 29). Será que Heidfeld conseguiria recuperar terreno? Isso é o que veremos a partir de agora.

Antes de começar a escrever sobre a etapa, quero mencionar algumas mudanças em relação a pilotos. Um deixou a categoria, um voltou e outro faria sua estreia. Vamos a eles:

- Tomáš Enge: o piloto tcheco, que na época tinha 21 anos, faria sua estreia na Fórmula 3000 Internacional. Enge, em 1997, competiu na Fórmula 3 alemã. Sendo assim, ele disputaria freadas com dois pilotos que foram seus adversários em 1997: Nick Heidfeld e Dominik Schwager. Enge assumiu o carro 9 da Auto Sport Racing, carro que já tinha sido de Rui Águas (Oschersleben) e Dino Morelli (Imola até Mônaco).

- Rui Águas: o piloto português estava de volta a categoria após perder a etapa da Áustria, quando perdeu sua vaga na Coloni para o austríaco Oliver Tichy. Até aquele momento, Águas não fazia uma boa temporada: 9º em Oschersleben, 17º em Barcelona e em Silverstone, 7º em Mônaco e um abandono em Pau. Águas assumiu o carro 18 da Coloni (Tichy seguiu no carro 19), o que significava que...

- ...Giorgio Vinella tinha perdido o posto. O italiano, cuja data de nascimento é a mesma do humano que vos escreve (curiosidade desnecessária #1), ficou sem vaga. Dessa vez Águas tinha dinheiro. Embora Vinella não tenha corrido em Hockenheim, seu campeonato não acaba aqui. Mas isso fica para outra parte.


Voltemos para Hockenheim...


Treino de classificação

O treino de classificação não foi tão movimentado, mas teve seus momentos: Tomáš Enge atropelou Jamie Davies na chicane Clark. Enquanto isso, Soheil Ayari batia no muro de pneus da curva Südkurve.

Além disso, tivemos algumas surpresas:

A pole foi de Nick Heidfeld. Foi a primeira pole do alemão da West Competition na F3000. A segunda posição foi do brasileiro Max Wilson, da Edenbridge. Soheil Ayari, francês da Durango, saiu de 3º. O quarto foi o dinamarquês Jason Watt, da Den Bla Avis. O quinto foi o francês Stéphane Sarrazin, da Apomatox. O sexto foi o uruguaio da Astromega, Gonzalo Rodríguez. O sétimo foi o francês Nicolas Minassian, da West Competition. O oitavo foi o alemão Alex Müller, da Oreca, O nono foi Bruno Junqueira, brasileiro da Draco. Juan Pablo Montoya, colombiano da Super Nova, largou apenas na décima posição. O brasileiro Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, saiu da 17ª posição. Em sua estreia na categoria, o tcheco Tomáš Enge, da Auto Sport, largou de 23º.

Dos 34 carros que apareceram em Hockenheim, 32 largariam. O português Rui Águas, da Coloni, largou da 32ª posição. O italiano Fabrizio Gollin, da GS, e o inglês David Cook, da Redman and Bright, não obtiveram tempos bons o suficiente.


A corrida

Se no warm-up, o tempo estava bom, a coisa mudou quando faltavam minutos para a corrida. A chuva começou a cair, e por causa dela, muitos tiveram que largar dos boxes.

Antes que a quinta luz aparecesse, o carro de Max Wilson se mexeu, fazendo com que ele queimasse a largada. Assim que as luzes se apagaram, Wilson deixou o carro morrer e ficou parado. Era um lugar perigoso, pois 30 carros passariam por ele, e o spray causado pelos carros na pista molhada não ajudaria em nada. O brasileiro não foi atingido, porém.

Enquanto Alex Müller rodava sozinho na Ostkurve, o caos aparecia na reta anterior a Bremskurve 2, vários carros danificados e ninguém sabia o que tinha acontecido. Vamos com calma:


Minha nossa...


A confusão começou com o belga Kurt Mollekens, que já estava sem a asa traseira. Atrás dele, Marcelo Battistuzzi e Cyrille Sauvage se estranharam em alta velocidade. A meleca começou aí. O argentino Gastón Mazzacane encheu a traseira de um carro que parecia ser de Mollekens, fazendo com que Gastón terminasse com seu carro de cabeça para baixo. Quem vinha atrás, salvo alguns, batia. A falta de visibilidade não ajuda em nada nos replays, pois só dá para ver direito o acidente que inicia a reação em cadeia. Com muito esforço, dá para ver o acidente de Mazzacane. Além de Mollekens, Battistuzzi, Sauvage e Mazzacane, se envolveram no acidente: Rui Águas, Fabrice Walfisch, André Couto, Giovanni Montanari e Stéphane Sarrazin. Nove pilotos! Bandeira vermelha! Ninguém se feriu, apesar do acidente.

Cyrille Sauvage se envolveu no acidente após uma colisão em alta velocidade com Marcelo Battistuzzi


A corrida foi reiniciada de maneira diferente: apesar da chuva ter parado, a corrida iniciaria atrás do safety car, que só saiu na 5ª volta.

Max Wilson e Soheil Ayari passaram reto na chicane Clark. A pista estava molhada ainda. Logo, perder o ponto de freada, não parecia ser tão difícil. Mas eles se encontrariam de novo. Gonzalo Rodríguez atropelou Ayari, na entrada da Bremskurve 2. Ayari acabou levando Max Wilson junto. Ayari e Wilson estavam os carros bastante danificados e tiveram que abandonar. Enquanto Ayari gesticulava, esbravejava e esperneava, Wilson provavelmente se perguntava do motivo de tanto azar naquele dia.


Max Wilson não teve muitos motivos para sorrir naquele 1º de agosto de 1998


Enquanto isso, Gonzalo Rodríguez sofria para manter seu carro na pista. Como quando errou a entrada da curva Agip, por exemplo.

Após 7 voltas, os seis primeiros eram: Heidfeld, Watt, Minassian, Müller, Montoya e Rodríguez. Mas Minassian perdeu a 3ª posição ao errar a chicane Senna. Enquanto isso, o francês Grégoire de Galzain, da DAMS, rodava sozinho na OpelKürve.

A pista começava a secar. Enquanto isso, as disputas aconteciam: Bruno Junqueira contra Gareth Rees, Werner Lupberger contra Oliver Martini, Dominik Schwager contra Bruno Junqueira. Mas era questão de tempo para que os pitstops começassem. E foi isso que aconteceu. Logo, Boris Derichebourg foi o primeiro de muitos a parar. Gonzalo Rodríguez parou, duas vezes. A primeira foi para cumprir um stop and go por causa do acidente com Soheil Ayari e Max Wilson.

Com o tempo, Alex Müller e Nicolas Minassian voltavam a disputar posição. Minassian chegou a pôr um pneu sobre a grama ao ser fechado por Müller, que tinha que segurar também Juan Pablo Montoya, que ficava mais impaciente, assim como Minassian. Falta de paciência leva a bobagem. Foi o que aconteceu? Sim!

Na entrada da Bremskurve 2, na 30ª volta (2 voltas para o final), Müller e Minassian se estranharam e foram parar na caixa de brita. Montoya, sortudo, seguiu em frente e tomou a 3ª posição. Embora Minassian tenha meio que espremido Müller, foi Minassian que ficou reclamando. Afinal, o francês já era conhecido pelo seu temperamento errático. Para quem o conhecia, não era surpresa.

O alemão Nick Heidfeld passeou em Hockenheim


Lá na frente, Nick Heidfeld conseguia uma vitória convincente, que o deixava perto da liderança do campeonato.


Após 31 voltas:

1- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - 1:12:57.600
2- Jason Watt - Den Bla Avis - Dinamarca - +30.200
3- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - +45.750
4- Kevin McGarrity - Nordic Racing - Irlanda - +1:06.620
5- Bruno Junqueira - Draco - Brasil - +1:19.380
6- Gareth Rees - Den Bla Avis - Reino Unido - +1:21.100


Kevin McGarrity parou muito cedo para trocar pneus. Como recompensa, marcou seus primeiros pontos na Fórmula 3000 Internacional.


Como já mencionado, Marcelo Battistuzzi bateu na 1ª volta. Max Wilson bateu na 5ª.

Classificação após 8 etapas:

1- Juan Pablo Montoya 41 pontos
2- Nick Heidfeld 39 pontos
3- Jason Watt 24 pontos
4- Kurt Mollekens 16 pontos
5- Stéphane Sarrazin 13 pontos
6- Gonzalo Rodríguez 13 pontos
7- Soheil Ayari 12 pontos
8- Max Wilson 9 pontos
9- Jamie Davies 8 pontos
10- Gareth Rees 7 pontos
11- Boris Derichebourg 5 pontos
12- Thomas Biagi 3 pontos
13- Kevin McGarrity 3 pontos
14- Dominik Schwager 3 pontos
15- André Couto 3 pontos
16- Bruno Junqueira 3 pontos
17- Cyrille Sauvage 2 pontos
18- Nicolas Minassian 2 pontos
19- Gastón Mazzacane 2 pontos

A próxima etapa foi em Hungaroring. Será que Heidfeld assumiria a liderança do campeonato pela primeira vez? Ou Montoya continuaria na frente? E o resto, se recuperaria? Isso você só vai saber na próxima parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário