domingo, 20 de dezembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 10

Antes de começar mais uma parte sobre a Fórmula 3000 Internacional em 1998, queria mencionar uma coisa:

Sim, este blog está sem um post novo faz um bom tempo. A realidade é que estou cheio de problemas. Não que eu tenha que pôr isso como desculpa, todos têm problemas, mas é que durante esse tempo sem post novo, eu estava realmente desnorteado, recebendo notícias que eu torço para que sejam grandes enganos, pois ao invés de uma coisa só acontecer, quase tudo de ruim aconteceu de uma vez só. Se isso vai acontecer de novo... Espero que não, mas se acontecer... Mas não se preocupem, vou tentar evitar ao máximo isso. Sendo assim, peço desculpas.

Fim das explicações, voltemos ao assunto.


Etapa 9: Hungaroring - 15 de agosto de 1998


O circuito de Hungaroring em 1998: a curva 1 era em forma de U (hoje é um hairpin) e a curva 12 tinha uma pequena chicane depois dela (hoje é uma curva de 90 graus, que leva a pequena reta até a curva 13)



Duas semanas depois de uma corrida conturbada e chuvosa em Hockenheim, a Fórmula 3000 foi para a Hungria, para a 9ª etapa da temporada de 1998.

Faltando quatro corridas para o fim da temporada, Nick Heidfeld se aproximava de Juan Pablo Montoya na classificação do campeonato. Com a vitória em Hockenheim, Heidfeld pulou para 39 pontos. Com o 3º lugar, Montoya foi a 41. Com isso, a luta pelo título ficava mais interessante.

Enquanto isso, na 3000, mais mudanças. Uma delas, até surpreendente:

- Rui Águas: o português (nascido em Moçambique, porém), que disputou a corrida de Hockenheim no lugar de Giorgio Vinella, na Coloni, se despediu da categoria após a sua participação na corrida alemã, que não durou muito, pois ele se envolveu em um acidente na 1ª volta. Águas tem competido, desde 2011, nas 24 Horas de Le Mans (exceto 2014), sempre na categoria LMGTE Am. Águas também compete no WEC (desde 2012, exceto 2014), na mesma categoria. Vez ou outra, aparecia no International GT Open.

- Giorgio Vinella: pegou seu lugar de volta na Coloni, após perder a corrida de Hockenheim

- Kurt Mollekens: QUE? Como assim o quarto colocado do campeonato ia perder uma etapa? O que aconteceu? O belga simplesmente não deu as caras no Hungaroring. Não houve uma explicação para o ocorrido.


Treino de classificação

Polêmica! E envolveu quem? Exatamente: Nick Heidfeld e Juan Pablo Montoya! Quando o colombiano da Super Nova já estava nas últimas curvas para completar uma volta que provavelmente o colocaria na pole, lá estava Nick Heidfeld devagar e devagar pelas curvas do sinuoso circuito, atrapalhando Montoya. Será que Heidfeld foi sacana, considerando que os dois brigavam pela liderança do campeonato? Ou será que Heidfeld realmente não o viu? Bom, intencional ou não, Montoya não gostou nem um pouco e foi nos boxes da West Competition falar umas poucas e boas para o jovem alemão.

Montoya e toda sua "felicidade" ao ver Heidfeld depois da polêmica do treino de classificação, provavelmente disposto a cumprimentá-lo com um soco na cara. Não houveram cenas lamentáveis, porém.


Montoya disse que Heidfeld não foi honesto e o acusou de atrapalhá-lo de propósito. Heidfeld, por sua vez, disse que viu uma bandeira amarela e apenas diminuiu a velocidade. O próprio Heidfeld chegou a lembrar o treino de classificação de Mônaco, quando o próprio Montoya atrapalhava as voltas rápidas dos adversários para obter mais espaço e não perder tempo, o que, convenhamos, não é mentira. Dá para dizer que pimenta no radiador dos outros é refresco, mas quando o próprio calo aperta, a fera ruge, né, Juan Pablo?

Dos 33 carros que apareceram em Hungaroring, 31 iriam largar. Na verdade, todos os 33 largariam, mas Gareth Rees, galês da Den Bla Avis, e David Cook, inglês da Redman and Bright, não puderam participar da corrida. Durante o treino, Gareth Rees enfiou o carro no muro de pneus externo da curva 3. O galês não se machucou, mas o carro... Não tinha como consertar o amontoado de ferro velho. Cook teve problemas mecânicos e nem apareceu no dia da corrida.

Depois de tudo isso, quem ficou com a pole? Stéphane Sarrazin! O francês da Apomatox conquistou a primeira pole na 3000. O segundo foi o furioso colombiano Juan Pablo Montoya, da Super Nova. O terceiro foi o alemão Nick Heidfeld, da West Competition. O quarto foi o austríaco Oliver Tichy, da Coloni, em um bom resultado para ele. O quinto foi o italiano Oliver Martini, da Auto Sport. O sexto foi o português André Couto, da Prema. O sétimo foi, apesar de uma bela derrapada na curva 8, o francês Nicolas Minassian, da West Competition. O oitavo foi o francês Cyrille Sauvage, da GP Racing. O nono foi Boris Derichebourg, francês da Super Nova. O décimo foi Jason Watt. O dinamarquês da Den Bla Avis chegou a sair da pista e alçar leves vôos na curva 4. Os brasileiros? Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, conseguiu sua melhor posição de largada, saindo de 12º. Bruno Junqueira, da Draco, foi o 14º. Max Wilson, da Edenbridge, o 17º.


A corrida

Nick Heidfeld passa que nem uma bala para assumir a ponta. Montoya larga mal. Lá atrás, Gastón Mazzacane, argentino da Astromega, e o alemão Alex Müller, da Oreca, se estranham na primeira curva. Mazzacane fica na contra mão, mas consegue voltar.

Na 3ª volta, Montoya está brigando pela 3ª posição com Oliver Martini. Montoya força a ultrapassagem, Martini força a barra para manter a posição. Vai prestar isso? Não! Martini, pressionado por Montoya, erra a chicane pós curva 12 e derrapa, perdendo várias posições. Nicolas Minassian tentou ultrapassar Montoya, mas foi carinhosamente recebido com uma fechada de porta na entrada da curva 13.


Oliver Martini (foto de 2007) largou em 5º, cedeu a pressão, se recuperou e se deu bem por causa disso


Na 10ª volta, os amigos se reencontraram pós-Hockenheim! Após errar a curva 3 e pôr pneu na grama, Max Wilson perdeu tempo e passou a ser pressionado por Soheil Ayari. Não durou uma curva. Ao tentar passar, Ayari e Wilson tiveram uma colisão, com o carro do francês alçando pequenos vôos em alta velocidade. Assim como em Hockenheim, Ayari ficou reclamando. Wilson, provavelmente querendo se ver livre do francês uma vez na vida, foi reclamar também.

Lá atrás, Gonzalo Rodríguez queria chegar nos pontos, ao menos. A parte dele o uruguaio estava fazendo, ultrapassando Boris Derichebourg e Oliver Tichy.

Lá na frente, Nick Heidfeld estava tranquilo na liderança. Tão tranquilo que ele nem precisava dar volta nos adversários. Christian Horner que o diga. Horner estava para tomar uma volta do líder Heidfeld. Nem precisou tirar o pé, pois rodou sozinho na curva 1 e na frente de Heidfeld. O inglês da Arden abandonou.

Boris Derichebourg: uma das vítimas de Hungaroring


Àquela altura, quem mais não estava saindo da pista? Horner, Giovanni Montanari, Bruno Junqueira, Boris Derichebourg, Giorgio Vinella, Mark Shaw, Alex Müller (que quase acertou Nick Heidfeld), Grégoire de Galzain, Oliver Tichy... sério, posso ficar aqui até ano que vem citando mais nomes, caso queiram.

Rali da Hungria à parte, Nick Heidfeld só teve o trabalho de levar o carro até a linha de chegada e comemorar.


Após 52 voltas:

Os 6 primeiros:

1- Nick Heidfeld - West Competition - Alemanha - 1:20:14.689
2- Stéphane Sarrazin - Apomatox - França - +2.718
3- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - +28.456
4- Nicolas Minassian - West Competition - França - +37.997
5- André Couto - Prema Powerteam - Portugal - +43.485
6- Oliver Martini - AutoSport Racing - Itália - +46.459

Os brasileiros? Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, foi o 11º. Bruno Junqueira, da Draco, abandonou na 20ª volta, após um acidente. Max Wilson, da Edenbridge, abandonou na 10ª volta, após um acidente com Soheil Ayari.

Classificação após 9 etapas:

1- Nick Heidfeld 49 pontos
2- Juan Pablo Montoya 45 pontos
3- Jason Watt 24 pontos
4- Stéphane Sarrazin 19 pontos
5- Kurt Mollekens 16 pontos
6- Gonzalo Rodríguez 13 pontos
7- Soheil Ayari 12 pontos
8- Max Wilson 9 pontos
9- Jamie Davies 8 pontos
10- Gareth Rees 7 pontos
11- Nicolas Minassian 5 pontos
12- Boris Derichebourg 5 pontos
13- André Couto 5 pontos
14- Thomas Biagi 3 pontos
15- Kevin McGarrity 3 pontos
16- Dominik Schwager 3 pontos
17- Bruno Junqueira 3 pontos
18- Cyrille Sauvage 2 pontos
19- Gastón Mazzacane 2 pontos
20- Oliver Martini 1 ponto

A próxima etapa foi em Spa Francorchamps. Será que Montoya recuperaria a ponta do campeonato? Será que Heidfeld manteria a liderança? Será que Kurt Mollekens voltaria para correr em Spa Francorchamps? Não vou responder essas questões, até porque elas ficam para o próximo capítulo.

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