domingo, 6 de dezembro de 2015

TEMPORADAS: Fórmula 3000 Internacional em 1998 - Parte 8

Etapa 7: A1 Ring - 25 de julho


O traçado do A1 Ring, o atual Red Bull Ring



Após quase dois meses, a Fórmula 3000 estava de volta. Voltando aos mistos permanentes, a categoria foi ao que hoje chamamos de Red Bull Ring, para a 7ª etapa da temporada 1998.

Durante esse tempo, a Fórmula 3000 ganhou 4 pilotos (2 já haviam pilotado em 1998 e os outros 2 já correram na categoria em outros anos) e perdeu 3 (1 deles voltaria ainda em 1998). Vamos a lista:

Voltando a categoria:

- Kevin McGarrity: o irlandês, que perdeu a etapa de Pau por causa da falência de sua equipe, a Raceprep, estava de volta a categoria. Ele assumiu o carro 17 da Nordic.

- Thomas Biagi: o italiano, que não apareceu as etapas de Barcelona, Silverstone, Mônaco e Pau por ter perdido o lugar na Coloni para Rui Águas, voltou a categoria. Ele assumiu o carro 35 da equipe Prema.

- Oliver Tichy: o austríaco, cujo sobrenome é pronunciado como "Tíqui", estava de volta a F3000 depois de ter competido na categoria em 1996 e 1997. Tichy assumiu o carro 19 da Coloni.

Oliver Tichy: De volta a categoria após um interessante 1997


- David Cook: o inglês, que correu em 1997 na 3000, voltou a categoria. Cook assumiu o carro que, até a etapa de Silverstone, pertencia a Jonny Kane: o carro número 24 da Redman and Bright.


Deixando a categoria:

- Brian Smith: o argentino, que por causa do nome é chamado de "El Inglesito", se despediu da categoria após a etapa de Pau. Smith perdeu seu lugar para Kevin McGarrity. Faltou grana. Smith voltou em 1999, aparecendo em 4 corridas. El Inglesito, que chegou a se aposentar do automobilismo em 2001, voltou em 2006 e, atualmente, pilota de vez em quando na Top Race V6, até os dias de hoje.

Brian Smith


- Paolo Ruberti: o italiano, que correu no carro 35, da equipe Prema, perdeu o lugar para Thomas Biagi. Ruberti, que fez sua temporada de estreia em 1998, voltou a categoria em 1999, pela Durango. Ruberti fez uma temporada horrível, conseguindo um 14º como melhor resultado. Desde 2012, Ruberti corre no WEC, na categoria LMGTE Am. Ruberti, junto de Christian Ried e Gianluca Roda, venceu as 12 Horas de Sebring, na categoria LMGTE Am, em 2012 (no geral, chegaram em 29º).

- Rui Águas: o português (que na verdade nasceu em Moçambique) perdeu seu lugar na equipe Coloni, para o austríaco Oliver Tichy.


De volta ao assunto principal.

Treino de classificação

Punições. Essa foi a palavra que definiu o treino de classificação para a corrida da Áustria. Primeiro vamos ao grid de largada. Em seguida, explicarei as punições.

Na pole position, pela primeira (e única) vez em sua carreira na Fórmula 3000, o francês Soheil Ayari, da Durango. Em segundo, o colombiano Juan Pablo Montoya, da Super Nova. O galês Gareth Rees, da Den Bla Avis, foi o terceiro. O quarto foi o companheiro de equipe de Gareth Rees, o dinamarquês Jason Watt. O quinto foi o brasileiro Bruno Junqueira, da Draco. O sexto foi Gonzalo Rodríguez, uruguaio da Astromega. Nicolas Minassian, francês da West Competition, foi o sétimo. O oitavo foi o francês Stéphane Sarrazin, da Apomatox. O nono foi o belga da KTR-Arden, Kurt Mollekens. O décimo foi Oliver Tichy, austríaco da Coloni. O vice líder do campeonato, o alemão Nick Heidfeld, da West Competition, saiu da 13ª posição. O brasileiro Max Wilson, da Edenbridge, saiu de 21º. O brasileiro Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, saiu em 29º.  Todos os 33 carros puderam largar. O último deles foi o irlandês Kevin McGarrity, da Nordic.

Vamos as punições:

- Juan Pablo Montoya: perdeu a pole por não diminuir a velocidade durante uma bandeira amarela, causada por um acidente de Soheil Ayari.

- Jamie Davies: perdeu o 3º lugar após uma irregularidade com os pneus. Largou em 14º

- Nick Heidfeld: também sofreu uma punição. Era para largar em 14º, mas ganhou uma posição, graças a Jamie Davies. O motivo pela punição é desconhecido.

- Kevin McGarrity: Duas punições envolvendo bandeira amarela fez com que todos os seus tempos fossem desconsiderados. Por isso, Kevin saiu da última posição.


A corrida

A primeira das 48 voltas começou com uma excelente largada de Nicolas Minassian. O francês pulou para 3º, tendo, inclusive, forçado uma ultrapassagem sobre Gareth Rees, na primeira curva. Rees se complicou porque ele foi parar na área de escape, e perdeu muitas posições.

Ainda na 1ª volta, no hairpin Remus, Kevin McGarrity acertou seu companheiro de equipe, o francês Fabrice Walfisch, e ficou com o seu carro em cima do carro do argentino Gastón Mazzacane, da Astromega. Os três abandonaram.

O acidente da 1ª volta. Teve ou não teve sorte o Mazzacane (piloto do carro prateado)?



O safety car veio para a pista. Enquanto o safety car estava na pista, na 2ª volta, o italiano Giorgio Vinella, da Coloni, rodou sozinho na reta dos boxes, dando 2 voltas e meia no próprio eixo. A pista estava bem molhada devido a chuva que caía desde cedo. Pode ter sido um importante fator para esse acidente. Vinella não conseguiu recuperar o carro, que ficou parado na grama.

O safety car eventualmente saiu. Juan Pablo Montoya começava a brigar pela 3ª posição com Jason Watt. Lá na frente estavam Ayari (1º) e Minassian (2º). Ao tentar uma ultrapassagem sobre Watt na curva Castrol, Montoya perdeu contato com o dinamarquês, e, de quebra, perdeu a quarta posição para Bruno Junqueira.

Enquanto Montoya recuperava a quarta posição de Junqueira, na curva Gösser, o inglês David Cook rodava sozinho na curva Castrol.

Na 11ª volta, Gareth Rees e Boris Derichebourg se estranharam na curva Rindt. Derichebourg rodou e Rees foi parar na área de escape. O carro do galês alçou leve vôo, destruindo a asa dianteira. Fim de corrida para o galês.

Gareth Rees teve um péssimo 25 de julho de 1998: perdeu posições na largada e, 10 voltas depois, foi abalroado por Boris Derichebourg.


Lá na frente, Juan Pablo Montoya estava insano. Montoya e Jason Watt tomaram a posição de Nicolas Minassian, com Watt em segundo e Montoya em terceiro. Eventualmente, na Gösser, Montoya ganhou a segunda posição após uma belíssima ultrapassagem sobre Watt. Ainda mais a frente, Soheil Ayari!

Um pouco depois, dois acidentes ao mesmo tempo: Oliver Tichy atingiu Oliver Martini, no hairpin Remus. Tichy, o austríaco, sofreu danos na asa dianteira. Enquanto isso, lá na curva Lauda, o franco-canadense Bertrand Godin, da Durango, rodava sozinho ao passar em cima de uma poça.

E Nick Heidfeld? Largando da 13ª posição, àquela altura, na 18ª volta, o jovem alemão era o 8º, tendo ultrapassado Kurt Mollekens.

Na 20ª volta, Jamie Davies rodou sozinho na curva Rindt. O inglês da DAMS, que teve um fim de semana terrível, abandonou ali mesmo.

Lá no meio do pelotão, Kurt Mollekens e Oliver Martini disputavam a 9ª posição a tapa. Ultrapassagens, quase toques. Parecia que o belga e o italiano brigariam até o final.


Kurt Mollekens disputou posição com vários pilotos, mas no fim das contas, sua posição de chegada foi a mesma de largada: 10º lugar


Na 28ª volta, Max Wilson, brasileiro da Edenbridge, abandonou no hairpin Remus ao ser vítima de uma colisão com o italiano Giovanni Montanari, da Draco.

Na 37ª volta, enquanto Jason Watt era pressionado pelo 4º colocado, o uruguaio Gonzalo Rodríguez, mais dois pilotos abandonavam: David Cook teve um problema de freios e derrapou no hairpin Remus. O alemão Dominik Schwager, da Oreca, que teve um fim de semana complicado, começando no treino de classificação, quando bateu na reta dos boxes, abandonou com problemas mecânicos.

Lá na frente, Soheil Ayari passeava tranquilamente rumo a sua primeira vitória em 1998 na F3000 (foi a segunda e última de Ayari em sua carreira na F3000). Montoya em segundo, Watt em terceiro, Rodríguez em quarto, Minassian em quinto, Junqueira em sexto, Heidfeld em sétimo, logo, Montoya estava tranquilo na classificação do campeonato.


O primeiro ponto do mineiro Bruno Junqueira na Fórmula 3000 Internacional, veio no A1 Ring.



Após 48 voltas:

1- Soheil Ayari - Durango - França - 1:11:04.222
2- Juan Pablo Montoya - Super Nova - Colômbia - +21.051
3- Jason Watt - Den Bla Avis - Dinamarca - +27.611
4- Gonzalo Rodríguez - Astromega - Uruguai - +28.371
5- Nicolas Minassian - West Competition - França - +30.973
6- Bruno Junqueira - Draco - Brasil - +33.130


Nicolas Minassian marcou seus primeiros pontos na Fórmula 3000. Seu companheiro de equipe Nick Heidfeld já tinha 29, após 7 corridas.


Os outros brasileiros? Marcelo Battistuzzi, da Apomatox, foi o 18º, 1 volta atrás. Max Wilson, da Edenbridge, abandonou na 28ª volta.


Classificação após 7 etapas:

1- Juan Pablo Montoya 37 pontos
2- Nick Heidfeld 29 pontos
3- Jason Watt 18 pontos
4- Kurt Mollekens 16 pontos
5- Stéphane Sarrazin 13 pontos
6- Gonzalo Rodríguez 13 pontos
7- Soheil Ayari 12 pontos
8- Max Wilson 9 pontos
9- Jamie Davies 8 pontos
10- Gareth Rees 6 pontos
11- Boris Derichebourg 5 pontos
12- Thomas Biagi 3 pontos
13- Dominik Schwager 3 pontos
14- André Couto 3 pontos
15- Cyrille Sauvage 2 pontos
16- Nicolas Minassian 2 pontos
17- Gastón Mazzacane 2 pontos
18- Bruno Junqueira 1 ponto


A 3000 saiu da Áustria e foi para a Alemanha, para correr no então maravilhoso e longo circuito de Hockenheim, mas isso eu contarei na próxima parte. Será que Montoya se isolaria na liderança? E Heidfeld, se recuperaria? Será que Watt, Mollekens e os demais recuperariam terreno no campeonato? Descubra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário